segunda-feira, 1 de março de 2021

OS PRIMEIROS SERES VIVOS E A ORIGEM DA VIDA - (7° ano) - Aula 2 - 1° Bimestre

 A Terra Primitiva



Estudos indicam que a Terra tem cerca de 4,6 bilhões de anos e foi formada pela aglomeração de partículas de uma enorme nuvem de poeira estelar. No inicio de sua formação, a temperatura era muito elevada e a superfície era em grande parte formada por rocha derretida. Além disso, o planeta era intensamente atingido por corpos vindos do espaço, como asteroides.

Durante um período da história da Terra, não havia água líquida na superfície do planeta por causa de sua temperatura e de outros fatores. A água evaporava e, ao atingir grandes altitudes, resfriava-se gerando nuvens e chuva; essa chuva evaporava novamente antes de atingir a superfície da Terra. 

Com o passar dos anos, a superfície da Terra se esfriou, permitindo que água em estado líquido se acumulasse nas regiões mais baixas, que formariam os oceanos. Foi provavelmente nesses oceanos que surgiram os primeiros seres vivos.


Surgimento da Vida

Estima-se que a vida na Terra originou-se há cerca de 3,5 bilhões de anos com estruturas que apresentavam características típicas dos seres vivos, como metabolismo e reprodução. Alguns estudos indicam que a vida surgiu de transformações de materiais presentes nos oceanos primitivos.

Ao longo do tempo, esses materiais teriam se organizado formando substâncias cada vez mais complexas, dando origem às estruturas que formaram os seres vivos primitivos. Outros estudos indicam que algumas dessas substâncias podem ter chegado à Terra em asteroides.

Não se sabe exatamente como eram os primeiros seres vivos. Acredita-se que eles eram microscópicos, muito parecidos com os mais simples microrganismos atuais.


Evidências indicam que toda a diversidade de formas de vida originou-se dos primeiros seres vivos, que sofreram modificações ao longo de bilhões de anos. O surgimento e a extinção de grupos de seres vivos são processos que continuam a ocorrer atualmente.


TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA 

Ao longo da história, diferentes explicações sobre a origem da vida foram concebidas. Muitas delas foram refutadas pesquisas e experimentos, enquanto outras foram confirmadas.


GERAÇÃO ESPONTÂNEA E BIOGÊNESE

De acordo com a teoria da geração espontânea ou abiogênese, algumas formas de vida podem aparecer da matéria sem vida, ou seja, originar-se de outra maneira que não seja a reprodução de um ser vivo.
Já a teoria da biogênese afirma que os seres vivos só podem ser originados de outros seres vivos.
Diversos experimentos, testes e debates foram realizados para testar diferentes aspectos dessas teorias


EXPERIMENTO DE REDI

O experimento de Redi foi um dos primeiros a explicar a origem dos seres vivos, em meados do século XVII. Francesco Redi era uma médico e cientista italiano e questionou a teoria da geração espontânea ou da abiogênese.

Passo a passo do experimento de Redi

Redi foi o primeiro cientista a questionar a Teoria da Abiogênese. Ele acreditava que os organismos vivos não se originavam espontaneamente. Redi foi um defensor da Biogênese. Em seu experimento, Redi colocou cadáveres de animais em frascos com bocas largas. Alguns foram vedados com uma gaze fina e outros deixados abertos.

Após alguns dias, observou que os frascos abertos, nos quais moscas podiam entrar e sair, surgiram vermes. Enquanto isso, nos frascos fechados não haviam vermes. Isso porque, as moscas não podiam entrar, ou seja, as larvas não se originavam espontaneamente da carne, mas nasciam de ovos depositados pelas moscas. 

Experimento de Redi
Demonstração do experimento de Redi

Assim, Redi confirmou e teve aceita a sua hipótese e a teoria da abiogênese começou a perder credibilidade.


OS EXPERIMENTOS DE NEEDHAM E SPALLANZANI

Em 1745, o cientista inglês John T. Needham (1713-1781) realizou vários experimentos em que submetia à fervura frascos contendo substancias nutritivas. Após a fervura, fechava os frascos com rolhas e deixava-os em repouso por alguns dias. Depois ao examinar essas soluções ao microscópio, Needham observava a presença de microrganismos.

A explicação que ele deu a seus resultados foi de que os microrganismos teriam surgido por geração espontânea. Ele dizia que a solução nutritiva continha uma “força vital” responsável pelo surgimento das forças vivas.

Posteriormente, em 1770, o pesquisador italiano Lazzaro Spallanzani (1729-1799) repetiu os experimentos de Needham, com algumas modificações, e obteve resultados diferentes.


Lazzaro Spallanzani

Spallanzani colocou substâncias nutritivas em balões de vidro, fechando-os hermeticamente. Esses balões assim preparados eram colocados em caldeirões com água e submetidos à fervura durante algum tempo. Deixava resfriar por alguns dias e então ele abria os frascos e observava o líquido ao microscópio. Nenhum organismo estava presente.

Spallanzani explicou que Needham não havia fervido sua solução nutritiva por tempo suficientemente longo para matar todos os microrganismos existentes nela e, assim, esterelizá-la. Needham respondeu a essas críticas dizendo que, ao ferver por muito tempo as substâncias nutritivas em recipientes hermeticamente fechados, Spallanzani havia destruído a “força vital” e tornado o ar desfavorável ao aparecimento da vida.

Nessa polêmica, Needham saiu fortalecido.


EXPERIMENTO DE PASTEUR 


Somente por volta de 1860, com os experimentos realizados por Louis Pasteur (1822 – 1895), conseguiu-se comprovar definitivamente que os microorganismos surgem a partir de outros preexistentes.

Os experimentos de Pasteur estão descritos e esquematizados na figura abaixo:

A ausência de microrganismos nos frascos do tipo “pescoço de cisne” mantidos intactos e a presença deles nos frascos cujo “pescoço” havia sido quebrado mostram que o ar contém microrganismos e que estes, ao entrarem em contato com o líquido nutritivo e estéril do balão, desenvolvem-se. No balão intacto, esses microrganismos não conseguem chegar até o líquido nutritivo e estéril, pois ficam retidos no “filtro” formado pelas gotículas de água surgidas no pescoço do balão durante o resfriamento. Já nos frascos em que o pescoço é quebrado, esse “filtro” deixa de existir, e os micróbios presentes no ar podem entrar em contato com o líquido nutritivo, onde encontram condições adequadas para seu desenvolvimento e proliferam.

A hipótese da biogênese passou, a partir de então, a ser aceita universalmente pelos cientistas.


O EXPERIMENTO DE MILLER E UREY

Um aluno chamado Stanley Lloyd Miller e seu professor Harold Urey, construíram em laboratório um sistema que simulava as condições da atmosfera primitiva.



O experimento de Miller era formado por tubos e balões de vidro interligados, onde foram adicionados compostos existentes na atmosfera primitiva, segundo Oparinamônia (NH3), metano (CH4)hidrogênio (H2) e vapor de água (H2O).
O sistema foi aquecido e recebeu descargas elétricas, simulando a temperatura elevada da época e as tempestades que ocorriam. No condensador a mistura dos gases era resfriada, simulando o resfriamento da Terra, pois as gotículas de água acumuladas escorriam, simulando as chuvas. O aquecimento provocava o ciclo desse processo.

Miller manteve esse sistema por uma semana. Após esse tempo, a água do reservatório, ou armadilha, foi analisada através de vários experimentos e mostrou a presença de aminoácidos e outras substâncias químicas mais simples.

Hoje sabemos que os gases presentes na atmosfera eram bem diferentes dos propostos por Oparin e utilizados por Miller. Experimentos recentes demosntraram que a atmosfera primitiva era formada por gás carbônico (CO2), metano (CH4), monóxido de carbono (CO) e gás nitrogênio (N2).

Mesmo que Miller não tenha usado os mesmos gases, seu experimento mostra que nas condições da Terra primitiva era possível a formação de aminoácidos.


TEORIA DA PANSPERMIA CÓSMICA

Para alguns pesquisadores, a vida começou na Terra por meio de substâncias ou mesmo seres vivos microscópicos provenientes no espaço, que chegaram ao planeta em asteroides e meteoritos.

Essa teoria, voltou a ser bastante discutida nos últimos anos, principalmente depois da descoberta de substâncias orgânicas em meteoritos, asteroides e cometas.



ATIVIDADE
Copie perguntas e respostas no caderno (enviar pelo whatsapp)
Não esqueça do cabeçalho

1. Diferencie Biogênese e Abiogênese.

2. Na aula de hoje vimos quatro tipos de experimentos, escolha dois experimentos e descreva o que você entendeu sobre eles. 

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