O MATERIAL GENÉTICO
O DNA e os genes
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é a molécula que contém as informações genéticas hereditárias, ou seja, aquelas que são passadas de geração em geração e que estão relacionadas à manifestação das características. É o DNA que contém as informações para a produção das proteínas do organismo. As proteínas são as moléculas que determinam a estrutura das células e controlam as suas atividades.
A molécula de DNA é constituída de diversas subunidades, os nucleotídios.
Cada nucleotídio de DNA é formado por um açúcar (desoxirribose), por um grupo fosfato e por bases nitrogenadas, que podem ser: adenina (A), guanina (G), citosina (C) ou timina (T). Esses componentes são arranjados em duas cadeias, que se apresentam em um formato helicoidal (dupla-hélice), semelhante a uma escada em caracol.
As duas cadeias são mantidas unidas por ligações químicas entre as bases nitrogenadas, nas quais a base adenina forma par com a base timina, enquanto a base citosina forma par com a base guanina. Toda informação genética do organismo encontra-se codificada na sequência dessas quatro bases.
Cada molécula de DNA contém milhares de regiões que servem de molde para a codificação de uma molécula de RNA que, em sua maioria, orientará a produção de uma proteína. Essas regiões codificantes são chamadas de genes.
O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula de cadeia única, também formada por nucleotídios. Cada nucleotídio de RNA é constituído de um açúcar (ribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada, que pode ser adenina (A), guanina (G), citosina (C) ou uracila (U).
Os genes e a diferenciação celular
Todas as células de um organismo pluricelular se originam de uma única célula: o zigoto. Por isso, as informações genéticas são as mesmas em todas as células do corpo. No entanto, em muitos organismos existem diferentes tipos de célula. Então, como células com o mesmo material genético são diferentes entre si?
Vamos tomar como exemplo o ser humano. Com o desenvolvimento, acontecem divisões celulares, formando novas células e promovendo osa. crescimento do embrião e a formação de diferentes órgãos e tecidos. Esse processo é chamado especialização ou diferenciação celular. Apesar de todas as células desse organismo terem o mesmo material genético, em cada tipo celular apenas uma parte dos genes está ativa, o que define sua especialização. Por esse motivo, uma célula do pâncreas produz o hormônio insulina, e não o pigmento melanina, por exemplo, que é produzido nas células da epiderme e confere a cor da pele.
EM RESUMO...
ATIVIDADE
Copie perguntas e respostas no caderno (levar na próxima aula presencial)
1. Aponte as principais diferenças entre as moléculas de DNA e RNA.
2. Explique geneticamente o que possibilita que uma célula muscular tenha função diferente de uma célula nervosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário