quinta-feira, 25 de março de 2021

MOVIMENTAÇÃO DOS SERES VIVOS - (AULA 6) - 6° ANO - 1° Bimestre

MOVIMENTAÇÃO DOS SERES VIVOS



Como você já estudou, o corpo de animais possui diversos níveis de organização. Embora a presença de células e tecidos seja uma característica comum, nem todos os animais possuem os mesmos órgãos, sistemas ou estruturas.

Um exemplo disso é a coluna vertebral, uma estrutura que faz parte de um esqueleto rígido, formado por ossos e que ocorre apenas em alguns animais, o que chamamos de animais VERTEBRADOS, enquanto que os animais que não possuem são chamados de ANIMAIS INVERTEBRADOS.

Exemplo de animais vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos.

Exemplo de animais invertebrados: insetos, aracnídeos, crustáceos.



A movimentação nos animais vertebrados depende dos sistemas esquelético (ossos) e muscular (músculo), que juntos com as articulações e cartilagens formam o sistema locomotor.


Os ossos sustentam nosso corpo: sem eles seríamos um amontoado de músculos incapaz de ficar em pé. Os ossos também são importantes porque protegem nossos órgãos. As costelas, por exemplo, abrigam dentro de nosso esqueleto o coração, o pulmão e muitos outros órgãos.



Os ossos, também, guardam dentro deles uma substância muito importante para nosso organismo: o cálcio. Além disso, dentro deles, é encontrada a medula óssea, responsável pela formação de células do sangue.

Se você apalpar seu corpo poderá sentir os ossos da cabeça, pescoço, ombros, braços, mãos, tronco, costas, quadril, pernas, pés, enfim! São tantos, que somam 206 em uma pessoa adulta. Quando os bebês nascem, eles apresentam um número de ossos um pouco maior (300 ossos). Aos poucos se unem diminuindo esse número.

Além dos ossos, temos as cartilagens, que são partes um pouco mais moles, mas muito resistentes. Podemos encontrar cartilagens nas orelhas, no nariz, na coluna vertebral, nas pontas de alguns ossos, dentre outros locais.


Algumas peças cartilaginosas são as responsáveis pelos movimentos: as articulações. Elas são divididas em dois grupos:

 - As articulações móveis aparecem na mandíbula, pescoço, ombros, cotovelos, punhos, coxas, joelhos, mãos, pés, dedos e muitos outros lugares.

 - As articulações imóveis aparecem na cabeça e em outras partes que não se mexem.


É importante perceber que os ossos da cabeça não se mexem, mas ela se locomove para os lados, para baixo e para cima através dos movimentos do pescoço.

 O esqueleto é revestido por músculos. Graças a esse conjunto, podemos nos movimentar. Os músculos se unem a algumas regiões de vários ossos, “puxando-os”, quando queremos nos mover. Isso acontece porque esses músculos podem se relaxar e se contrair, de acordo com a nossa vontade.


ATIVIDADE

Copie perguntas e respostas no caderno (enviar pelo whatsapp)

Não esqueça do cabeçalho

1.    Qual a diferença de um animal vertebrado para um animal invertebrado?

2.    Com relação ao sistema locomotor, comente sobre a função:

                     a)    Dos ossos

b)   Dos músculos

c)    Das articulações

d)   Das cartilagens

 

3.    Pesquise

a) O que é exoesqueleto? Cite dois exemplos de animais que possuem     exoesqueleto.

b) Posturas corretas auxiliam na manutenção correta da saúde da coluna. Lordose, cifose e escoliose são desvios na coluna resultados de postura inadequada. Pesquise e comente sobre esses problemas.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário