segunda-feira, 1 de março de 2021

OS SERES VIVOS E AS CÉLULAS (7° ANO) - AULA 1 - 1° Bimestre

 OS SERES VIVOS E AS CÉLULAS

Há muitos tipos de ser vivo no planeta, mas o que todos eles têm em comum?

 E fácil e instintivo reconhecer um gato como um ser vivo e uma rocha como um ser não vivo. Contudo, há casos em que essa definição não é simples

Entre os pesquisadores existe consenso de que os seres vivos apre sentam determinadas características comuns, como a composição, metabolismo, o ciclo de vida, a capacidade de reprodução, a percepção e a interação com o ambiente e a presença de células.

Composição Todos os seres vivos apresentam composição química semelhante. Neles, são encontrados componentes como água, açúcares, proteínas e ácidos nucleicos.

MetabolismoTodos os seres vivos apresentam um conjunto de transformações químicas denominado metabolismo. Esse processo está relacionado com a produção de energia e de novos componentes do corpo.

Ciclo de vidaTodo ser vivo tem seu ciclo de vida, que inclui etapas como nascimento, crescimento, reprodução e morte.

Reprodução Seres vivos são capazes de se reproduzir. A reprodução pode ser assexuada ou sexuada.

Na reprodução assexuada, formam-se descendentes a partir de um único genitor, geral mente com material hereditário idêntico ao do ser vivo do qual se originaram. 

Já a reprodução sexuada acontece quando, no ser vivo gerado, há material hereditário dos dois genitores. 

Percepção e interação com o ambienteOs seres vivos percebem o ambiente em que estão e interagem com ele. Os sentidos humanos, como a visão e a audição, ajudam a reconhecer o ambiente.

A percepção do ambiente influencia o com portamento dos seres vivos, permitindo perceber ameaças e se afastar delas, encontrar fontes de alimento e de abrigo e ir em direção a elas, entre outras funções importantes para a sobrevivência e a reprodução.

CélulasTodos os seres vivos são formados por células, que são a estrutura básica da vida. Uma célula apresenta metabolismo, potencial de reprodução e pode interagir com o ambiente.


CARACTERÍSTICAS DAS CÉLULAS

A Terra é habitada por uma grande diversidade de seres vivos, desde seres microscópicos, como as bactérias, até seres muito grandes, como as sequoias e as baleias. Todos eles têm em comum o fato de ser constituídos por células. Os vírus não são formados por células; por esse motivo, há uma discussão entre os cientistas sobre classificá-los ou não como seres vivos.

A célula constitui a unidade estrutural da vida, ou seja, compõe O corpo de todos os seres vivos. Os seres unicelulares são formados por uma única célula, ao passo que os pluricelulares podem ter em seu corpo de duas células até tri Milhões delas. No corpo humano, por exemplo, há cerca de 65 trilhões de células.

A célula é também a unidade funcional, ou seja, a menor estrutura que desempenha as funções características dos seres vivos

As estruturas celulares

As células podem variar em relação a diversas características, como formato, tamanho e funções realizadas. Apesar dessa variação, elas têm composição semelhante e são formadas basicamente por membrana plasmática, citoplasma e material genético.


A membrana plasmática, também chamada de membrana celular, envolve toda a célula, delimitando-a. Por meio dela, a célula realiza trocas de substâncias com o meio externo. As células de bactérias, algas, fungos e plantas possuem uma parede celular envolvendo a membrana plasmática, fornecendo maior sustentação e proteção à célula.

O citoplasma é a porção da célula localizada entre o núcleo (nas células que apresentam essa estrutura) e a membrana plasmática. Ele contém uma parte fluida, o citosol, em que estão mergulhadas várias estruturas denominadas organoides ou organelas. Alguns organoides estão presentes em todos os tipos de célula, enquanto outros são mais específicos. No citoplasma, ocorrem diversas reações químicas importantes para o funcionamento das células.

O material hereditário é o material genético, que contém as instruções necessárias para a manifestação das características transmitidas de geração para geração de um ser vivo, incluindo a produção de proteínas, moléculas responsáveis por muitas das atividades celulares. O material genético é transmitido por meio da reprodução.


Tipos de células

Existem dois tipos básicos de célula procariontes e eucariontes.

Nas células procariontes, o material genético fica disperso no citoplasma e não é delimitado por membranas. Os seres procariontes são unicelulares. As bactérias são exemplos de procariontes.

Nas células eucariontes, o material genético encontra-se envolto pelo envelope nuclear, que é constituído por duas membranas que formam o núcleo. Essas células apresentam alguns organoides, como a mitocôndria e o complexo golgiense, que são revestidos por membranas e não são encontrados nas células procariontes (veja alguns organoides nas próximas páginas). Os organismos eucariontes podem ser unicelulares, como as amebas, ou pluricelulares, como os animais e as plantas.

As células dos animais e das plantas diferem em relação presença de algumas estruturas. As células vegetais, par à exemplo, apresentam parede celular e cloroplastos, organoides que participam do processo de fotossíntese.




ATIVIDADE

Copie perguntas e respostas no caderno (enviar pelo whatsapp)
Não esqueça do cabeçalho

1. Cite características comuns a uma bactéria e ao ser humano que fazer com que ambos sejam considerados seres vivos.

2. Em laboratório, um pesquisador observou células ao microscópio. Elas apresentavam estrutura rígida ao redor da membrana plasmática e um núcleo em seu interior. Essas células poderiam ser bactérias? Por quê?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário