segunda-feira, 1 de março de 2021

A ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO (8° ANO) - Aula 1 - 1° Bimestre

 A ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO

O corpo humano pode ser compreendido em diferentes níveis. Partindo das células, consideradas as unidades funcionais do corpo, há os tecidos, os órgãos e os sistemas, até formar o organismo como um todo, No corpo humano, existem diferentes tipos de células, como as que secretam substancias, as que transportam gases, os que protegem o organismo contra doenças, as que revestem o corpo, entre outras.

Um tecido é formado por células semelhantes que desempenham a mesma função, o tecido muscular, por exemplo, e constituído de células especializadas em se contrair, participando dos movimentos do corpo.

Um órgão é formado por tecidos diferentes. Órgão é a unidade anatômica e funcional presente apenas em organismos pluricelulares complexos, como os animais vertebrados. O coração é um órgão composto de diversos tecidos, sendo o principal deles o tecido muscular cardíaco, que permite a esse órgão bombear o sangue para as demais partes do corpo.

Um conjunto de órgãos integrados entre si, atuando de maneira coordenada para o desempenho de determinadas funções corporais, constitui um sistema. O corpo humano apresenta muitos sistemas, como o sistema cardiovascular, o sistema genital o o sistema nervoso. Os vários sistemas, atuando de forma conjunta, constituem o organismo.



Homeostase


Qual é a temperatura do ambiente em que você se encontra agora? Provavelmente não seja exatamente 37º C. Mas seu corpo, com certeza está bem próximo desse valor. Se sua temperatura corporal central não estiver dentro de limites relativamente estreitos - entre 35º C a 41,7º C, os resultados podem ser perigosos ou até mesmo mortais.

Tendo em vista a organização do corpo humano, o funcionamento adequado do organismo depende do funcionamento das células.

As células necessitam constantemente de nutrientes e gás oxigênio para realizar suas atividades. Elas retiram o que necessitam do fluido extracelular e nele eliminam os resíduos de seu funcionamento, como o gás carbônico. Dessa forma, as condições do organismo precisam se manter adequadas e relativamente estáveis para possibilitar as atividades celulares e a sobrevivência.

A preservação do equilíbrio do ambiente interno do corpo, chamada homeostase, é realizada de maneira integrada pelos diferentes sistemas. Os sistemas endócrino e nervoso são os responsáveis por coordenar as atividades dos demais sistemas. Eles reconhecem os sinais internos e externos e enviam respostas, que resultam em ações específicas para a manutenção da homeostase.

Entre as ações realizadas pelos sistemas de coordenação para manter o equilíbrio interno, temos o controle da temperatura corporal e as sensações de sede e de fome.


ATIVIDADE

Copie perguntas e respostas no caderno (enviar pelo whatsapp)
Não esqueça do cabeçalho

1. Elabore uma tabela que relacione cada nível de organização do corpo com um exemplo presente nos seres humanos.

2. Qual é a importância da homeostase para as atividades celulares?

Nenhum comentário:

Postar um comentário