NUTRIÇÃO E OS ALIMENTOS
A NUTRIÇÃO é o conjunto de processos que envolve desde a ingestão de alimentos e a assimilação de compostos úteis para as células até a distribuição dos nutrientes pelo corpo e a eliminação dos resíduos nocivos ao organismo, abrangendo a digestão, a respiração, a circulação, a excreção e a coordenação dessas atividades
É por meio desses processos que os seres humanos transformam os recursos obtidos do meio (alimentos e gás oxigênio) em energia e matérias- primas para o corpo. Portanto, a nutrição está intimamente relacionada com a manutenção da homeostase do organismo.
A digestão é um processo realizado no sistema digestório. Consiste no processamento e na transformação do alimento em compostos menores e mais simples: os nutrientes. Estes são distribuídos pelo sangue e absorvidos pelas células do corpo.
A respiração pulmonar é realizada no sistema respiratório. Nela, o gás oxigênio do ar é captado nos pulmões, absorvido pelo sangue e distribuído para as células do corpo; o gás carbônico é retirado dos tecidos pelo sangue e eliminado pelos pulmões. No interior das células, ocorre a respiração celular, na qual o gás oxigênio participa de transformações químicas que permitem aproveitar a energia contida nos nutrientes obtidos por meio da digestão.
A maior parte da excreção ocorre pelo sistema urinário e consiste na eliminação de materiais em excesso ou resíduos tóxicos produzidos pelas atividades celulares. Essas excretas são eliminadas, em sua maioria, com a urina
O sistema cardiovascular contribui para o bom funcionamento dos sistemas digestório, respiratório e urinário, pois a circulação sanguínea transporta para todas as células do corpo o gás oxigênio e os nutrientes provenientes da digestão. Além disso, transporta os resíduos produzidos nas células até os órgãos que os eliminam do organismo.
OS ALIMENTOS E OS NUTRIENTES
Os nutrientes são compostos obtidos dos alimentos. Eles fornecem energia para as atividades vitais, constituem a base estrutural dos seres vivos, compondo as diversas estruturas do corpo, além de regular as diferentes funções do organismo.
Há cinco tipos de nutriente: as vitaminas, os sais minerais, os carboidratos, os lipídios e as proteínas.
VITAMINAS E SAIS MINERAIS
As vitaminas são nutrientes que regulam diversas atividades que ocorrem no organismo, portanto são indispensáveis ao crescimento e ao funcionamento adequado do corpo. A carência ou o excesso desses nutrientes prejudicam a saúde.
São encontradas em diferentes tipos de alimento, como derivados do leite, frutas, hortaliças e óleos.
Os sais minerais são nutrientes que fornecem ao organismo elementos químicos importantes, como o sódio, o potássio, o cálcio e o ferro, entre outros. Como exemplos de sais minerais, podemos citar o cloreto de sódio (sal de cozinha), o cloreto férrico, o fosfato de cálcio e o fosfato de magnésio.
O sódio e o potássio regulam a quantidade de água do corpo, o funcionamento do sistema nervoso e a contração muscular; o cálcio e o fosfato participam da composição dos ossos e dos dentes; o iodo participa do funcionamento da glândula tireóidea.
Os sais minerais estão presentes na água, nas frutas, no leite, nos frutos do mar e em diversos outros alimentos.
ATIVIDADE
1. Nutrição é sinônimo de digestão? Justifique sua resposta
2. Márcia trabalha o dia todo em um escritório. Embora se alimente adequadamente e consuma vitaminas e sais minerais na quantidade necessária, um exame médico constatou que seu organismo apresenta deficiência de Vitamina D. Que orientação o médico poderia dar a Márcia para suprir essa carência?
Nenhum comentário:
Postar um comentário