quinta-feira, 15 de julho de 2021

MATERIAIS DE ORIGEM NATURAL E MATERIAIS SINTÉTICOS - 6 ANO

 MATERIAIS DE ORIGEM NATURAL E MATERIAIS SINTÉTICOS 


Diversos materiais são obtidos da natureza. São exemplo de materiais de origem natural a areia, o petróleo e a madeira.
Os materiais de origem natural podem ser utilizados para produzir outros tipos de material. A areia, por exemplo, se misturada a determinados materiais e aquecida, dá origem ao vidro - um novo material com características bastante diferentes das dos materiais que o originaram. O vidro é um exemplo de material sintético. Os materiais sintéticos podem ser produzidos de materiais de origem natural ou de outros materiais que já passaram por transformações.


A PRODUÇÃO DE NOVOS MATERIAIS


Muitos dos materiais sintéticos que conhecemos, como os medicamentos e os materiais plásticos, são frutos de etapas de pesquisa e desenvolvimento. Essas etapas incluem escolha das matérias-primas mais adequadas e avaliação das propriedades dos materiais. Os novos materiais passam, então, por testes antes de serem produzidos em grande quantidade e disponibilizados aos consumidores.


O PETRÓLEO COMO MATÉRIA-PRIMA

O petróleo é um importante recurso natural, utilizado na produção de inúmeros materiais do cotidiano. É um material insolúvel em água e de origem fóssil, que leva milhões de ano para ser formado. 

O petróleo é uma mistura de diversos componentes. A destilação fracionada, realizada em refinarias, é o processo utilizado para separar partes desses componentes, de modo que eles possam ser destinados à produção de diferentes materiais, como combustíveis (entre eles gasolina e óleo diesel) e materiais plásticos.

A destilação fracionada ocorre nas chamadas torres de fracionamento. Cada fração do petróleo contém diferentes componentes, os quais apresentam temperaturas de ebulição muito próximas.


O gás de cozinha e a gasolina, por exemplo, são misturas de substâncias. Seria muito complicado separar todas as substâncias presentes no petróleo. A separação feita nas refinarias já é suficiente para que se obtenham os produtos de interesse do ser humano. 


OS MATERIAIS PLÁSTICOS

Na separação dos componentes do petróleo obtém-se a nafta, uma mistura de compostos que, entre outras aplicações, é destinada à produção de materiais plásticos.

Os materiais plásticos, que têm como principais características a resistência e a durabilidade, estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, como nas embalagens de alimentos e de produtos de higiene Além de materiais de grande importância para a sociedade, como por exemplo, as próteses utilizadas na medicina e os materiais hospitalares descartáveis. 


OS PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS

Se por um lado o uso de materiais plásticos trouxe benefícios para a sociedade, por outro, temos o acúmulo de materiais que se degradam lentamente na natureza, permanecendo por décadas, ou até mesmo séculos no meio ambiente. A durabilidade dos plásticos agrava o problema de descare de lixo e causa diversos impactos ambientais.

Como alternativa aos plásticos produzidos com derivados de petróleo - que não são facilmente degradados -, estão sendo desenvolvidos os chamados plásticos biodegradáveis, que podem ser decompostos por microrganismos presentes no meio ambiente. Entre as matérias-primas utilizadas para a pesquisa e o desenvolvimento desses novos produtos estão a cana-de-açúcar, a beterraba e a mamona. 

Exemplo de produtos feitos com petróleo:









ATIVIDADE


1. Diferencie material de origem natural e material sintético. 

2. Cite três exemplos de materiais naturais existentes em sua casa.

3. Cite três exemplos de materiais sintéticos existentes em sua casa.

4. Os materiais sintéticos foram criados para facilitar e beneficiar a vida humana. Mas, na atualidade, o descarte incorreto desses materiais tem prejudicado o meio ambiente. Temos os plásticos, como exemplo desse fato. Cite dois prejuízos que esse material causa ao ambiente.

5. Os combustíveis usados nos carros e motos (Etanol, Gasolina, Óleo Diesel, etc.) são materiais naturais ou sintéticos? Explique sua resposta.












 








2 comentários: