sábado, 3 de abril de 2021

SISTEMA LINFÁTICO E IMUNOLÓGICO - (Aula 8) - 8° Ano - 1° Bimestre

 SISTEMA LINFÁTICO E IMUNOLÓGICO 


Estrutura do sistema linfático

O sistema linfático é formado pelos vasos linfáticos e por estruturas como os linfonodos, o timo, as tonsilas e o baço. Parte do liquido que sai dos capilares sanguíneos e banha as células do corpo forma a linfa, um líquido esbranquiçado composto de plasma sanguíneo e glóbulos brancos. Ela circula no interior de linfonodos e vasos linfáticos.



Os linfonodos são estruturas arredondadas, distribuídas por todo o corpo, embora sejam mais abundantes na região das axilas, das virilhas, do pescoço e ao redor das orelhas. Eles filtram a linfa e contêm glóbulos brancos que identificam e destroem materiais estranhos ao organismo. Quando ocorre uma infecção, os glóbulos brancos dos linfonodos se multi plicam e levam essas estruturas a inchar, formando o que popularmente é denominado íngua.

O timo é um órgão localizado na porção superior do tórax, no qual se concentram determinados tipos de glóbulos brancos em formação e amadurecimento 

As tonsilas, localizadas na entrada das vias respiratórias e do tubo digestório, participam das respostas do corpo a materiais estranhos inalados ou ingeridos

O baço é um órgão rico em linfonodos e armazena alguns glóbulos brancos. As células do baço fagocitam bactérias, plaquetas e glóbulos vermelhos danificados ou envelhecidos. Além disso, nesse órgão ocorre armazenamento de hemácias, que são lançadas na corrente sanguínea quando necessário.


Funcionamento do sistema linfático

O sistema linfático drena os líquidos do corpo que ocupam os espaços entre as células, ajudando o sistema cardiovascular a remover o excesso desses líquidos. A linfa é conduzida lentamente pelos vasos linfáticos até retornar à circulação sanguínea e se misturar com o sangue. 
Ao contrário das artérias e das veias, os vasos linfáticos não têm seu líquido impulsionado diretamente pelo coração. A pulsação de artérias próximas e, principalmente, os movimentos musculares são os responsáveis pela circulação da linfa.


O SISTEMA IMUNITÁRIO



Defesas do organismo

Os glóbulos brancos são células encontradas no sangue e na linfa. Eles protegem o corpo, destruindo microrganismos e outros elementos estranhos ao organismo, compondo, assim, o sistema de defesa (sistema imunitário), junto com os órgãos linfáticos. Esse sistema nos confere imunidade, que é o conjunto de mecanismos de defesa do organismo contra agentes causadores de doenças e materiais tóxicos.

Os patógenos e as partículas estranhas ao organismo são denominados antígenos. Quando um antígeno é identificado em alguma parte do corpo, ocorre a mobilização de alguns tipos de glóbulo branco da corrente sanguínea para o local. O aumento no número de glóbulos brancos, que corresponde à primeira defesa do organismo, pode levar a destruição dos antígenos.
Caso as reações da primeira linha de defesa não consigam eliminá-lo, ocorre a ativação de outros tipos de glóbulo branco, como os que produzem anticorpos para uma resposta imune mais especifica. 
Ao analisar os resultados de um exame de sangue (hemograma), o médico observa, entre outros dados, a quantidade e o tipo de glóbulos brancos por milimetro cúbico de sangue. Essa informação pode ajuda -lo, por exemplo, a identificar um quadro de infecção no organismo.

Imunização artificial

O organismo humano está constantemente exposto à ação de muitos elementos estranhos ao corpo, vivos ou não, como venenos, toxinas bactérias e vírus. Para ampliar a proteção em relação a esses antígenos, são desenvolvidos soros e vacinas.

Soros

Os soros contêm doses elevadas de anticorpos produzidos por outra pessoa ou por outro animal, como um cavalo. São utilizados para tratar intoxicações provocadas por toxinas de agentes infecciosas ou pela peçonha de alguns animais, como em casos de picada de serpentes ou de outro animal peçonhento. 0 soro neutraliza essas toxinas de modo rápido e eficaz, evitando que o organismo sofra danos.

Vacinas

Vacina é uma preparação com microrganismos (vírus ou bactérias) mortos ou inativos ou com fragmentos deles. Vírus e bactérias são considerados inativos quando perdem a capacidade de se reproduzir. Uma vez introduzidas no organismo, as vacinas provocam a produção de anticorpos específicos para cada tipo de microrganismo. É o que acontece, por exemplo, com as vacinas contra o sarampo, a rubéola e a raiva.

O efeito protetor da vacina aparece quando a pessoa entra novamente em contato com o microrganismo: seu corpo reage rapidamente, produzindo anticorpos que combatem o microrganismo causador.

As vacinas têm prevenido doenças graves como sarampo, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, hepatite, rubéola, tuberculose e febre amarela, e até ajudaram a erradicar algumas delas.


ATIVIDADE

Copie perguntas e respostas no caderno (enviar pelo whatsapp)

Não esqueça do cabeçalho


1. Organize uma TABELA comparativa entre o sangue e a linfa, indicando:

• os sistemas do corpo humano a que pertencem;
• a composição;
• Os vasos em que circulam; 
• o modo como são impulsionados.

2. A retenção de líquidos e o inchaço, em especial nos membros inferiores, podem ter diferentes causas. Uma das formas recomendadas para combatê-los, em especial em trabalhadores que passam muitas horas sentados, é fazer caminhadas leves. Por que a caminhada pode ajudar a combater o inchaço nas pernas?

3. O Sistema Imunitário pode apresentar falhas por motivos genéticos ou em decorrência de determinadas doenças. Pesquise:

a) O que são doenças autoimunes?
b) A AIDS e o Lúpus são exemplo de doenças autoimune. Comente sobre cada uma delas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário