quarta-feira, 14 de abril de 2021

A SAÚDE DOS SISTEMAS CARDIOVASCULAR E LINFÁTICO - (Aula 9) - 8° ano - 1°B

 A SAÚDE DOS SISTEMAS CARDIOVASCULAR E LINFÁTICO 


Doenças do sistema cardiovascular

A saúde do sistema cardiovascular pode ser afetada por doenças que atingem o coração, os vasos sanguíneos ou o sangue. A aterosclerose, a leucemia e a hipertensão são alguns exemplos.

Alguns fatores predispõem o organismo ao surgimento de distúrbios cardiovasculares. Entre eles estão: o consumo elevado de alimentos gordurosos, que pode causar o depósito de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos; a vida sedentária, que impede a adequada circulação do sangue: o tabagismo e o alcoolismo.

Aterosclerose

Com o passar dos anos, as artérias podem ter o diametro diminuido, pelo acúmulo de gordura em suas paredes internas. Como consequência os vasos sanguineos ficam obstruídos, causando a aterosclerose.

Em algumas ocasiões, a obstrução de determinada artéria é total, e o sangue não consegue levar gás oxigênio nem nutrientes às células naquela região do corpo, ocasionando o infarto. Se isso acontecer em um órgão vital, como o coração ou o cérebro, pode causar a morte.

Leucemia

A leucemia é uma forma de câncer (doença em que as células perdem a função e passam a se reproduzir indiscriminadamente) cuja principal característica é a formação anormal de glóbulos brancos, que são pro duzidos descontroladamente na medula óssea, impedindo a produção adequada de outras células sanguíneas e a devida defesa do organismo. Em muitos casos, o transplante de medula óssea tem sido um tratamento eficaz para esse tipo de câncer.

Hipertensão

A pressão sanguínea ou pressão arterial corresponde à força que o sangue exerce nas paredes das artérias. Como vimos, o ciclo cardíaco é composto de dois movimentos: as sistoles (contrações) e as diástoles (relaxamentos). Geralmente, a pressão máxima do sangue (pressão sistólica) em um adulto fica entre 100 e 140 mmHg, e a minima (pressão diastólica), entre 60 e 90 mmHg.

Quando uma pessoa sofre de hipertensão (conhecida por pressão alta). sua pressão máxima aumenta anormalmente, atingindo 180 mmHg ou mais. Essa situação pode ser esporádica ou permanente e põe em risco a saúde do paciente, pois nessas condições pode ocorrer ruptura de artérias.


Doenças do sistema linfático

Algumas doenças do sistema linfático são a filariose, o linfoma e a angina tonsilar.

Filariose

A filariose, conhecida também por elefantíase, é a obstrução dos vasos linfáticos que afeta principalmente os membros inferiores. É causada por nematódeos parasitas, as filárias (Wuchereria bancrofti). O membro afetado fica inchado em razão do acúmulo excessivo de líquido que não retorna à circulação sanguínea. As filárias são transmitidas pela picada de mosquitos contaminados do gênero Culex, que possui mais de 300 espécies. Essa doença está praticamente erradicada do Brasil.



Linfoma

O linfoma é um câncer que acomete as células do tecido linfático. Pode se originar nos linfonodos ou no tecido linfático dos órgãos do corpo. Caracteriza-se por rápido crescimento de um linfonodo ou de uma zona do órgão afetado. Ao contrário das ínguas, que provocam dor e desconforto, o aumento do linfonodo pelo linfoma não causa dor. A pessoa apresenta sintomas como febre e perda de massa corpórea.



Angina tonsilar

Quando as tonsilas palatinas (anteriormente denominadas amigdalas) infeccionam, surge a angina tonsilar (também chamada amigdalite), uma inflamação aguda na garganta, provocada principalmente por vírus ou bactérias. As tonsilas ficam maiores e com pontos brancos ou amarelos cheios de pus.

Muitas pessoas que sofrem de angina tonsilar crônica têm as tonsilas extraídas cirurgicamente, porque as infecções constantes podem dar origem a outras doenças, como febre reumática e problemas cardíacos. Nem todos os médicos estão de acordo com essa cirurgia, pelo papel protetor que as tonsilas desempenham nas vias respiratórias e no sistema digestório.

ATIVIDADE

Copie perguntas e respostas no caderno (enviar pelo whatsapp)

Não esqueça do cabeçalho


1. Faça uma pesquisa sobre os cuidados que uma pessoa hipertensa de ter e descreva-os.

2. Considerando o que você estudou sobre a função das tonsilas, explique por que a extração delas pode comprometer o sistema imunitário.








Um comentário: