O REINO DOS MONERAS
O reino dos moneras reúne seres unicelulares e procarióticos. Seus representantes são as bactérias e arqueas. Há poucas décadas, com o avanço das pesquisas, foi possível diferenciar esses dois tipos de seres procarióticos, que passaram a ser classificados em dois domínios diferentes.
AS ARQUEAS
As arqueas são encontradas em diversos ambientes. Muitas delas conseguem sobreviverem ambientes com condições extremas, como pântanos (onde há baixa disponibilidade de gás oxigênio, salinas (onde existe grande concentração de sal) e poças de origem vulcânica (onde a temperatura é muito alta). As arqueas são procarióticas, assim como as bactérias, porém diferem delas significativamente em relação a outras características, como a composição genética.
Arqueas já foram encontradas em ambientes com temperaturas muitos altas
AS BACTÉRIAS
São encontradas em diversos ambientes. Elas podem ser parasitas ou de vida livre e viver no solo, em água doce ou salgada, em suspensão no ar ou em associação com outros seres vivos.
Há muitas bactérias no corpo humano. Elas se distribuem pelos diferentes tecidos e órgãos e têm muitas funções relevantes. No sistema digestório, por exemplo, há comunidades de bactérias que desempenham um papel fundamental na digestão de certos alimentos e na regulação da função intestinal. As bactérias também se beneficiam dessa relação, pois se alimentam do que o corpo humano ingere e secreta.
ESTRUTURA CELULAR DAS BACTÉRIAS
As bactérias são seres microscópicos, medidas geralmente em micrômetros. Elas podem viver isoladamente ou em grupos, constituindo colônias, e suas células podem apresentar diversas formas.
As células bacterianas possuem quatro partes principais: parede bacteriana, membrana plasmática, material genético e citoplasma.
A REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS
A maioria das bactérias se reproduz pela divisão da bactéria mãe em duas bactérias filhas idênticas. Por meio desse processo chamado de divisão binária, as bactérias podem se reproduzir rapidamente, caso não existam limitações de alimento ou de outros recursos necessários para seu desenvolvimento.
Em condições adequadas, uma única bactéria pode dividir-se a cada 20 minutos. Assim, em menos de 24 horas, uma única bactéria pode originar mais de 7 bilhões de bactérias (número aproximadamente igual ao da população humana).
AS BACTÉRIAS NA CADEIA ALIMENTAR
As bactérias são muito importantes para o funcionamento dos ecossistemas. As autotróficas, capazes de produzir seu próprio alimento, são fontes de alimento para outros seres vivos, e as heterotróficas, que dependem de outros seres vivos para se alimentar, podem ser,por exemplo, decompositoras ou parasitas.
De acordo com sua forma de nutrição, as bactérias podem ser classificadas em:
- Bactérias autotróficas fotossintetizantes: como cianobactérias: elas apresentam o pigmento clorofila, fundamental para a realização da fotossíntese. Com as algas (reino dos protistas), produzem grande parte do gás oxigênio do planeta e habitam principalmente ambientes aquáticos.
- bactérias autotróficas quimiossintetizantes: elas utilizam substâncias inorgânicas, como compostos de ferro, enxofre ou nitrogênio, para produzir seu próprio alimento, independente da luz.
- Bactérias patogênicas: podem causar diversas doenças ao ser humano e a outros seres vivos. Essas doenças podem ser relativamente simples, como acne e a cárie dentária, ou mais graves, como a meningite, tétano, cólera e a febre tifoide. Algumas dessas doenças podem ser prevenidas com vacinas, enquanto outras só podem ser tratadas com antibióticos.
- Bactérias decompositoras: participam do importante processo de decomposição da matéria orgânica (como folhas, organismos mortos e fezes) em substâncias mais simples, que podem ser novamente incorporadas na cadeia alimentar.
AS BACTÉRIAS E A BIOTECNOLOGIA
A tecnologia que emprega o conhecimento sobre seres vivos geralmente com objetivos produtivos é denominada biotecnologia. A produção de antibióticos, vitaminas, laticínios, vinagre e metano (combustível), por exemplo, é feita com uso de bactérias.
As bactérias também podem ser manipuladas geneticamente para que se obtenham produtos de interesse humano. Por exemplo, algumas bactérias podem receber fragmentos de DNA de outros seres vivos e ser induzidas a produzir materiais de interesse, como a insulina humana.
Há também bactérias que podem ser utilizadas no processo de biorremediação, que emprega seres vivos para a descontaminação de ambientes. Elas são capazes de degradar óleos e outros poluentes, retirando-os do ambiente.
ATIVIDADE
Copie perguntas e respostas no caderno (enviar pelo whatsapp)
Não esqueça do cabeçalho
1. Todas as bactérias são prejudiciais aos seres humanos?
2. Quem são os representantes do Reino Moneras? Fale sobre cada um deles
3. Diferencie bactérias autotróficas e heterotróficas. Cite exemplos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário