quinta-feira, 1 de abril de 2021

COORDENAÇÃO DOS SERES VIVOS - (Aula 7) - 6° Ano - 1° Bimestre

 Coordenação dos Seres Vivos



Lembra que uma das características dos seres vivos é resposta a estímulos? Nos animais, a análise e a resposta a esses estímulos são coordenadas pelo sistema nervoso. A movimentação de um animal em busca de uma fonte de água é uma resposta ao estímulo da sede, coordenada pelo sistema nervoso.

O sistema nervoso é formado pelo tecido nervoso, que possui entre suas células neurônios. Os neurônios possuem três partes principais:

1.    Os dendritros: são prolongamentos do citoplasma;

2.    O corpo celular: onde está o núcleo;

3.    Axônio: envia impulsos elétricos para outro neurônio.

Um impulso nervoso é transmitido de uma célula para outra por meio de uma sinapse.

 



O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

O sistema nervoso central é composto pelo encéfalo (cérebro, tronco encefálico e cerebelo) e pela medula espinhal (direciona informações entre encéfalo e órgãos do corpo).

O sistema nervoso periférico é composto pelos nervos. Esse sistema conecta o sistema nervoso central ao restante do corpo.



Os elementos do sistema nervoso humano atuam de maneira coordenada, desde a percepção do estimulo até a elaboração de uma resposta.

A coordenação nervosa tem início nos órgãos receptores, estruturas capazes de perceber estímulos - tanto externos (ambientais) quanto internos - que são transmitidos aos centros nervosos.

Os órgãos dos sentidos são receptores de estímulos externos, como sons, aromas luminosidade e texturas. Esses estímulos geram impulsos nervosos que são transmitidos ao cérebro ou à medula espinal por meio dos neurônios sensitivos. No cérebro ou na medula espinal, ocorre o processamento da informação recebida. Um som que chega à orelha, por exemplo, é interpretado no cérebro.

A coordenação nervosa é responsável pela geração de respostas ou ações, como o ato de movimentar o braço. As estruturas que executam a ação, como músculos e glândulas, são denominadas órgãos efetores. A transmissão da informação do sistema nervoso para os órgãos efetores é feita por meio de neurônios motores.

Para melhor compreender a coordenação nervosa, imagine uma pessoa que sente o cheiro de um alimento estragado. Compostos voláteis do alimento chegam ao nariz, gerando impulsos nervosos. Esses impulsos são transmitidos ao cérebro por meio de neurônios sensitivos. No cérebro, a informação é processada, e a pessoa toma uma decisão (resposta ao estímulo). Essa resposta é enviada por neurônios motores aos músculos do braço, fazendo com que a pessoa leve a mão ao nariz, tampando-o.

Ações voluntárias e involuntárias

Todas as atividades do organismo humano são comandadas pelo sistema nervoso, porém algumas podem ser controladas conscientemente, e outras, não.

Uma ação involuntária é aquela que não controlamos. Algumas atividades involuntárias, como a respiração, a deglutição e o espirro, são coordenadas pelo tronco encefálico.

Uma ação voluntária é aquela que temos a capacidade de comandar Muitos dos atos diários, como mexer o braço para tomar um copo de água ou ligar o celular, são voluntários. É possível tomar a decisão de realizar essas ações ou de interrompê-las.

Em uma ação voluntária, a informação obtida pelos órgãos do sentido é transmitida ao cérebro, que a analisa e elabora a resposta mais adequada ao estímulo recebido.

Reflexos condicionados

Existem algumas situações em que, com treino, uma ação voluntária pode se tornar automática. Isso acontece quando se aprende a caminhar, a andar de bicicleta, a ler ou a tocar um instrumento. Aos poucos, essas ações passam a ser executadas sem pensar. Elas se transformam em reflexos condicionados. O treino torna algumas dessas ações mais rápidas. É assim, por exemplo, com um goleiro de futebol. O tempo de reação à

chegada da bola diminui com o treino.

Respostas reflexas medulares

A resposta reflexa medular é uma resposta rápida a um estímulo. Ao tocar um objeto quente, por exemplo, retiramos a mão rapidamente dele. Quando colocamos um pedaço de ali mento na boca, imediatamente começamos a produzir saliva. Não controlamos essas ações, ou seja, elas são involuntárias.

Nesses casos, a resposta é gerada pela medula espinal, sem nenhum papel desempenhado pelo cérebro. Assim, o organismo reage rapidamente em situações de emergência, antes de tomarmos consciência do que está ocorrendo.


ATIVIDADE

Copie perguntas e respostas no caderno (enviar pelo whatsapp)

Não esqueça do cabeçalho


1. Diferencie sistema nervoso central e periférico

2. Todas as atividades do organismo humano são comandadas pelo sistema nervoso, porém algumas podem ser controladas conscientemente, e outras, não. O que são ações voluntárias e involuntárias do nosso organismo?

3. Em um acidente, uma pessoa teve uma lesão na medula espinal, pouco acima da cintura. Por que essa lesão pode provocar a paralisia e a perda da sensibilidade dos membros inferiores?

4. O cérebro costuma ser definido como o órgão que elabora todas as respostas no corpo humano. Você concorda com essa definição? Justifique sua resposta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário