O REINO DOS PROCTISTAS - ( Aula 8 ) - 7° ano - 1° Bimestre
O REINO DOS PROCTISTAS
O reino Proctista inclui seres eucarióticos conhecidos popularmente como protozoários e algas. Os protozoários são heterotróficos e unicelulares; já as algas são aquáticas, autotróficas fotossintetizantes e podem ser tanto unicelulares quanto pluricelulares.
AS ALGAS
As algas formam um grupo muito numeroso. Existem algas de vários tamanhos: microscópicas ou macroscópicas. O corpo das espécies pluricelulares, denominado talo, pode formar filamentos, lâminas ou estruturas que lembram os caules e as folhas das plantas. No entanto, ao contrário do que acontece nas plantas, os talos não são constituídos de tecidos nem de órgãos.
A DIVERSIDADE E A CLASSIFICAÇÃO DAS ALGAS
As tonalidades. Além da clorofila, sempre presente, possuem outros pigmentos. Essa variedade de pigmentos é uma das características consideradas no estudo e na classificação desses seres.
Entre as algas unicelulares destacam-se os dinoflagelados, os euglenóides e as diatomáceas. Entre as pluricelulares destacam-se as algas pardas, as algas vermelhas e as algas verdes. Nesse último grupo, também há diversas espécies unicelulares.
A REPRODUÇÃO DAS ALGAS: As algas podem se reproduzir sexuada ou assexuadamente. A reprodução sexuada ocorre pela fusão de gametas. A assexuada pode acontecer nas algas macroscópicas pela fragmentação dos talos e nas algas unicelulares por divisão binária.
OS PROTOZOÁRIOS
Os protozoários podem apresentar hábito de vida livre, ser parasitas ou viver associados a outros organismos. Os de vida livre estão distribuídos por diversos ambientes, como rios, lagos, mares, solos úmidos e substratos lodosos. Além disso, há protozoários que parasitam animais e plantas, causando-lhes diversas doenças e problemas de saúde.
A DIVERSIDADE E A CLASSIFICAÇÃO DOS PROTOZOÁRIOS
Os protozoários são unicelulares, e a complexidade de suas células pode variar muito entre as espécies. A presença de estruturas especializadas para a locomoção e os tipos dessas estruturas são características utilizadas para classificá-los em grupos. Descrevemos alguns deles a seguir.
• Rizópodes: deslocam-se por pseudópodes, que são expansões do citoplasma. Esse processo também é empregado na captura de alimento na chamada fagocitose. Exemplo: ameba.
• Flagelados: deslocam-se por meio de estruturas em chicote, os flagelos. Exemplos: giárdia e tripanossomo.
• Ciliados: locomovem-se por meio de numerosos cílios. Exemplo: paramécio.
• Esporozoários: não possuem estrutura de locomoção. A grande maioria é parasita. Exemplo: plasmódio.
A REPRODUÇÃO DOS PROTOZOÁRIOS
O processo mais comum é o assexuado, por divisão binária, que ocorre em rizópodes, flagelados e ciliados.
Nos ciliados pode haver também outra forma de reprodução, a conjugação: os dois indivíduos se aproximam de forma que ocorra transferência de material genético entre eles.
OS PROTOCTISTAS NA SAÚDE PÚBLICA, NA ECONOMIA E NO AMBIENTE
Com o desmatamento e a transformação dos ambientes naturais, decorrentes dos processos de urbanização e industrialização, o contato entre seres humanos e o ciclo natural de diversos parasitas passou a ser muito comum. Essa situação tem sido responsável por uma série de problemas de saúde pública, a exemplo das altas incidências de doenças causadas por protozoários, como a malária, a doença de Chagas e a leishmaniose.
As algas marinhas são utilizadas como alimento e fornecem produtos para o ser humano. Podemos citar, por exemplo, o comércio da alga vermelha do gênero Porphyra, chamada no Japão de "nori" e usada para preparar sushi (comida à base de alga e arroz).
O ágar, extraído de algumas algas, é utilizado nas indústrias de alimentos, cosméticos e medicamentos e, em atividades de laboratório, para o cultivo de microrganismos.
A maioria das algas microscópicas flutua nas águas e, com as cianobactérias, compõem o fitoplâncton, base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos. O fitoplâncton é responsável por cerca de 90% de toda a produção do gás oxigênio do planeta.
Protozoários e diversos outros seres vivos microscópicos heterotróficos constituem o zooplâncton nos ambientes aquáticos. Muitos de seus representantes correspondem aos consumidores primários (herbívoros) das cadeias alimentares aquáticas.
Vamos assistir o vídeo?
ATIVIDADE
Copie perguntas e respostas no caderno (enviar pelo whatsapp)
Não esqueça do cabeçalho
1. Quem são os representantes do Reino dos Proctistas? Descreva cada um deles.
2. Como ocorre a reprodução das algas?
3. Cite as principais caraterísticas dos protozoários.
4. De acordo com as estruturas utilizadas para locomoção, como são classificado os protozoários?
Nenhum comentário:
Postar um comentário