Consumo Sustentável de Energia Elétrica
Oi galerinha! Vocês já devem ter ouvido algo sobre consumo sustentável, não é mesmo?
Mas o que é consumo sustentável?
O consumo sustentável caracteriza-se pelo consumo de bens e serviços com respeito aos recursos naturais, de modo que as necessidades das presentes gerações sejam atendidas sem que haja prejuízo para as próximas gerações.
Como já estudamos, a geração de energia elétrica pode ser realizada utilizando fontes renováveis e não renováveis de energia. Independentemente de qual fonte seja, a produção de energia elétrica exige a construção de uma usina geradora, que pode causar impactos ao meio ambiente em menor ou maior escala.
Sendo assim, se o consumo de energia não for realizado de maneira consciente, mais recursos serão consumidos, mais usinas precisarão ser construídas, maior será o impacto ao ambiente e o valor cobrado na conta de energia elétrica.
O consumo consciente não está relacionado somente à economia, mas, sim a um consumo sustentável, que engloba ações para ajudar a evitar prejuízos ao meio ambiente, mas que também atendam às nossas necessidades básicas.
Entre as diversas ações que podemos realizar em favor do consumo sustentável, está a otimização do consumo de energia elétrica.
Vamos começar economizar energia agora mesmo?
Uma das ações relacionadas ao consumo sustentável é a escolha de equipamentos elétricos que possuam alta eficiência energética, ou seja, que gastem menos energia elétrica para funcionar corretamente.
Compare os consumos dessas lâmpadas e veja como o barato pode sair caro!
Você já viu ou ouvir falar do Selo Procel?
O Selo Procel é uma forma de orientar o consumidor na hora da compra, indicando quais produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica.
Foi instituído por Decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993. É um produto desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, com sua Secretaria-Executiva mantida pela Eletrobrás.
A etiqueta apresentada nos eletrodomésticos, classifica o consumo de energia daquele equipamento e seu grau de eficiência energética, que varia de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).
O vídeo abaixo contém super dicas de como economizarmos energia em nossas casas,
vamos assistir?
Pra pensar...você sabe a finalidade do famoso horário de verão?
Deixe sua resposta nos comentários?
Nenhum comentário:
Postar um comentário