Terra, com a letra inicial maiúscula, é o nome do planeta onde vivemos, situado no Sistema Solar. A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol. Cerca de 71% da sua superfície está coberta por água, embora maior parte do material que compõe o planeta seja rochoso.
A superfície do nosso planeta se modifica continuamente desde a sua formação, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Acredita-se que no inicio de sua formação, a superfície da Terra era muito quente e contava com inúmeros vulcões em constante atividade. A temperatura elevada fazia com que a água permanecesse no estado gasoso na atmosfera.
Com o tempo a temperatura da Terra diminuiu, permitindo o acúmulo de água líquida em sua superfície e a formação dos oceanos.
Modificações no planeta
A Terra é dinâmica, isto é, está sempre passando por alterações. O interior do Planeta, por exemplo, é muito quente, constituído por rocha derretida em constante movimento e tem relação com a formação dos terremotos e das erupções vulcânicas. Já a água da superfície terrestre, que passa por diversas transformações de temperatura, pode ser encontrada em diversos estados físicos.
Algumas transformações da Terra são rápidas e provocam efeitos bem perceptíveis, como um terremoto, uma erupção vulcânica ou um tsunami. A maioria das mudanças são imperceptíveis, acontece lentamente ao logo do tempo. Os seres vivos também podem modificar a superfície do planeta ao construir abrigos, ninhos, derrubar árvores, dentre outras ações.
O INTERIOR DA TERRA
Terra é dividida em três camadas — crosta, manto e núcleo —, graças às transformações ocorridas ao longo de bilhões de ano. Essas camadas atuam de forma interdependente entre si, e mudanças em uma afetam as outras, o que demonstra que nosso planeta não é um bloco rochoso único e estático.
Crosta
A crosta é a camada superficial da Terra, também conhecida como litosfera. Ela é conhecida por ser a camada rochosa onde pisamos e desenvolvemos nossas atividades cotidianas. Abriga os biomas, animais, cadeias montanhosas, entre outros, sendo a mais importante para os humanos.
Pode ser subdividida em:
crosta terrestre;
crosta oceânica.
A primeira pode ser chamada de crosta continental, sendo a área de ocorrência dos continentes e a mais antiga, com blocos rochosos que atingem mais de 3,5 bilhões de anos.
A crosta oceânica é “mais fina” do que a anterior e mais recente. Sendo o local dos mares e oceanos.
Manto
O manto é considerado a camada intermediária entre a crosta e o núcleo. Assim como a crosta, ele também apresenta subdivisões, a saber:
manto superior;
manto inferior.
O manto superior está localizado abaixo da litosfera, em uma profundidade que chega a 700 quilômetros. É nessa camada que encontramos a parte viscosa da estrutura terrestre, conhecida como magma, que pode chegar a 2000 ºC. Sua viscosidade é responsável pelo movimento (flutuação) dasplacas tectônicas na litosfera, o que resulta no surgimento de:
Já o manto inferior está situado entre 700 e 2900 quilômetros de profundidade, próximo ao núcleo do planeta. Estima-se que ele seja sólido, composto de silicato de ferro, magnésio e silício.
Núcleo
A camada mais interna da Terra é subdividida em núcleo externo e interno. A profundidade varia de 2900 a 6700 quilômetros. Estudos apontam que essa camada é composta basicamente de níquel e ferro (nife), com temperaturas que podem atingir 5000 ºC.
O núcleo externo é líquido (viscoso) e envolve o núcleo interno, que é sólido. Ambos são responsáveis pelo campo magnético da Terra, que nos ajuda a direcionar os pontos cardeais nas bússolas, por exemplo.
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Atividade
1. Descreva as principais características da Terra
2. Que eventos naturais podem modificar rapidamente a superfície do planeta? Cite exemplos.
3. Quais são as principais características de cada camada da Terra?
Bem legal o conteúdo de hoje 🙃
ResponderExcluirMuito bom gostei muito ❤️
ResponderExcluirGostei
ResponderExcluirFoi bom
ResponderExcluirAté que tá legal
ResponderExcluirPelo menos não foi 10 questões lkkkk
ResponderExcluir