terça-feira, 19 de julho de 2022

SISTEMA SOLAR - 9 ANO

 SISTEMA SOLAR


Os sistemas planetários são conjuntos de objetos não estelares que podem ser planetas, satélites, asteroides, cometas, fragmentos menores e gases, que orbitam uma ou mais estrelas.
O SISTEMA SOLAR é o sistema planetário do Sol. Os cientistas acreditam que o Sistema Solar tenha surgido de uma nuvem de gás e poeira há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.

O SOL


É a estrela mais próxima da Terra e fonte de luz e calor para todos os corpos celestes do Sistema Solar. Como todas as estrelas, o Sol tem luz própria. A luz e o calor emitidos por ele influenciam aspectos fundamentais da vida na Terra.
O diâmetro do Sol é cerca de 1.391.400 km. O Sol, que tem a mesma idade do Sistema Solar, é formado principalmente pelos elementos químicos hidrogênio(aproximadamente 73%) e hélio (aproximadamente 25%).


PLANETAS

Planeta é um astro que gira em torno de uma estrela e que não emite luz, apenas reflete a luz da estrela que orbita. Ele deve ser aproximadamente esférico e ser i cirpo celeste dominante na sua trajetória, isso é, enquanto gira em torno da estrela, não encontra nenhum astro em sua órbita.
- Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são PLANETAS ROCHOSOS, também conhecidos como planetas terrestres ou planetas telúricos. Possuem superfícies sólidas e rochosas.
- Júpiter, Saturno, Urano e Netuno não possuem superfícies sólidas como os planetas rochosos: são enormes esferas de gás a diferentes pressões. Por isso são chamados de PLANETAS GASOSOS. Possuem massa e volume elevados e são conhecidos também como planetas jovianos.

PLANETAS ANÕES

Desde agosto de 2006, há uma nova categoria de objetos astronômicos: os PLANETAS ANÕES. Podemos defini-los de acordo com as seguintes características: são corpos celestes que estão em órbita em torno do Sol, aproximadamente esféricos; não têm tamanho muito maior que os outros objetos em sua vizinhança e não são satélites. Até o momento, são cinco os planetas do Sistema Solar considerados Anões: CERES, ÉRIS, HAUMEA, MAKEMAKE e PLUTÃO, todos menores que a Lua.


CORPOS MENORES DO SISTEMA SOLAR

O Sistema solar contém um grande número de corpos menores que os planetas e os planetas anões; por exemplo satélites naturais, anéis dos planetas, asteroides, meteoroides e cometas.

Satélites naturais: Também conhecido como luas, são astros que giram em torno de um astro maior que eles. Como planetas, eles apenas refletem a luz. A lua é o satélite natural que orbita a Terra.

Asteroides: São fragmentos rochosos e metálicos menores que a Lua. A maioria dos asteroides conhecidos localiza-se entre as trajetórias de Marte e d Júpiter, na região denominada Cinturão de Asteroides e depois da trajetória de Netuno, na região chamada Cinturão de Kuiper.

Meteoroides: são fragmentos de asteroides ou de cometas.

Cometas: são compostos de materiais voláteis congelados e podem ter órbitas elípticas. À medida que se aproximam do Sol, parte do gelo que a compõe derrete e forma uma grande nuvem de gás e poeira ao redor do cometa, chamada coma. Essa nuvem desenvolve duas caudas, uma de gás e outras de poeira. Essas caudas podem se estender por quilômetros e, algumas vezes, ser vistas da Terra a olho nu.






Nenhum comentário:

Postar um comentário