A ATMOSFERA E SUAS CAMADAS
As camadas da atmosfera existem com o objetivo de proteger o planeta Terra. A Terra é envolvida por ar que atua de acordo com as diferentes pressões que se relacionam com altas ou baixas densidades.
São cinco camadas da atmosfera no total e cada uma carrega uma característica e importância diferentes.
Elas estão divididas em: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
A divisão das camadas da atmosfera é feita de forma vertical e é condicionada à temperatura, que pode variar de uma camada para outra. A altitude é um fato que diferencia cada camada, mas todas elas têm algo em comum: manter o equilíbrio terrestre.
Detalhes das camadas da atmosfera
A troposfera é a camada mais próxima da Terra, responsável pela respiração de todos os seres vivos. Na troposfera, quanto maior a altitude, menor a temperatura. Os números podem variar de 40 a -60 graus Celsius. Também conhecida como “faixa da vida”, é essa a camada responsável por quase 80% do volume da atmosfera.
A troposfera é a camada entre todas as camadas da atmosfera que é constituída pelos gases primordiais para a vida: hidrogênio, oxigênio e gás carbônico. O clima da Terra é relacionado com a troposfera, as aves podem ser encontradas nessa camada atmosférica, além de nuvens, chuva e neve que também são referentes à troposfera.
A estratosfera é a segunda maior das camadas da atmosfera. É nela que se encontra a camada de ozônio, responsável por filtrar as radiações ultravioletas provenientes dos raios solares. Sem a presença da camada de ozônio e sua absorção, não seria possível o tipo de vida que conhecemos. É na estratosfera que os aviões transitam em sua máxima eficácia, pois é uma região que geralmente não tem turbulências.
Essa camada possui uma espessura de cerca de 35 quilômetros e contém cerca de 15% da massa atmosférica do planeta. O ar pesado e frio se divide em relação ao ar leve e quente, ou seja, quanto maior a altitude na estratosfera, maior também a temperatura, diferentemente do que acontece na troposfera.
Já a mesosfera é conhecida como a camada intermediária e a mais difícil de ser analisada cientificamente, são necessários foguetes sônicos enviados na camada para coletar informações. É nela que as chuvas de meteoros são originadas, por haver a possibilidade de combustão dos corpos celestes.
Na mesosfera o vapor de água é mais raro e ainda há a predominância dos gases das primeiras duas camadas da atmosfera. Ferro e outros metais fazem parte da formação dessa camada, que tem temperatura decrescente conforme a altitude vai aumentando.
A termosfera é a quarta das camadas da atmosfera. Ela é composta por cargas elétricas, por isso também é conhecida como ionosfera. Ela fica localizada entre a mesosfera e a exosfera e é grande em espessura, atingindo mais de 500 quilômetros.
A termosfera é responsável pelo envio de ondas de rádio para a superfície da Terra e é onde os satélites orbitam. É nessa camada que o fenômeno da aurora boreal acontece. A temperatura da termosfera pode ir de quinhentos a dois mil graus Celsius, a radiação solar é muito intensa nessa área.
A exosfera é a última das camadas da atmosfera. É a mais externa e a maior camada de ar da Terra, que atinge cerca de 600 quilômetros até se misturar com o espaço sideral.
Pelo fato de a densidade ser muito baixa, os gases são quase inexistentes. Porém, existem algumas partículas de hidrogênio, oxigênio atômico e hélio, encontrados nessa camada devido à força da gravidade que faz a pressão com a Terra.
Como é considerada como um vácuo, a temperatura da exosfera é fria e constante.
ATIVIDADE
1. O que é atmosfera?
2. Quais as camadas que formam a atmosfera. Fale um pouco sobre cada uma delas.
3. A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:
legal kk
ResponderExcluir