quarta-feira, 10 de novembro de 2021

RELAÇÕES ALIMENTARES ENTRE OS SERES VIVOS - 6 ANO

 CADEIAS ALIMENTARES


Os seres vivos de um ecossistema interagem de diversas maneiras. Um tipo de interação são as relações alimentares, ou seja, aquelas que envolvem um organismo se alimentando de outro,

As relações alimentares entre os organismos nos ecossistemas podem ser representadas pelas cadeias alimentares. Uma cadeia alimentar é formada por uma sequência de interações entre diferentes organismos que servem de alimento uns aos outros. As setas partem de um ser vivo que serve de alimento em direção a outro que dele se alimenta.



De modo geral, as cadeias alimentares são compostas de um produtor, um ou mais consumidores e decompositores. Cada um desses seres vivos corresponde a um elo da cadeia.

Cada posição na cadeia alimentar é denominada nível trófico. Veja a seguir os níveis tróficos mais comuns.

Primeiro nível trófico: é ocupado pelos produtores, como as plantas terrestres e aquáticas. Esse nível agrupa os organismos autotróficos, ou seja, que produzem seu próprio alimento. Como exemplo de produtores, podemos citar as plantas e as algas, grupos de organismos que realizam o processo de fotossíntese.

Segundo nível trófico: é ocupado pelos consumidores primários, que se alimentam de produtores. É o caso de algumas espécies de aruás, caramujos que se alimentam de plantas aquáticas.

Terceiro nível trófico: é ocupado pelos consumidores secundários, que se alimentam de consumidores primários. É o caso do carão, ave que pode se alimentar de aruás.

Quarto nível trófico: é ocupado pelos consumidores terciários, que se alimentam de consumidores secundários. É o caso da sucuri, serpente que pode se alimentar do carão.

Após o quarto nível pode vir o quinto, o sexto e assim por diante.


TEIA ALIMENTAR

As teias alimentares podem ser definidas como diversas cadeias alimentares interligadas. Essas interligações mostram que um mesmo organismo pode apresentar hábitos de alimentação variáveis e, portanto, ocupar diferentes níveis tróficos. Em uma teia, o fluxo de energia e nutrientes segue diversos caminhos.


Na teia alimentar, é possível verificar várias cadeias alimentares interligadas

→ Por que a teia alimentar representa melhor um ecossistema?

A teia representa melhor um ecossistema porque mostra as diversas relações que podem existir. É importante dizer que, em um ecossistema, não existe uma cadeia alimentar isolada, pois um mesmo organismo pode ocupar diferentes níveis tróficos. Esse é o caso dos onívoros, que, ao se alimentarem de vegetais, são consumidores primários, mas, ao se alimentarem de animais, são consumidores secundários, terciários e assim por diante.

Atenção: Ao representar uma cadeia ou teia alimentar, devemos utilizar uma seta para indicar a direção do fluxo de nutrientes e energia. Essa seta pode ser lida como “serve de alimento para”. Exemplo: Plantas → Coelhos → Corujas.






Um comentário: