quarta-feira, 10 de novembro de 2021

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS - 9 ANO

 ONDAS ELETROMAGNÉTICAS 


No tema passado, vimos que o som é uma onda mecânica. Agora, estudaremos o ESPECTRO das ondas eletromagnéticas. Diferentemente das ondas mecânicas, as ondas eletromagnéticas não necessitam de um meio para se propagar. As ondas eletromagnéticas propagam-se no vácuo a todo momento. Isso porque tudo o que existe tem eletromagnetismo.

A velocidade dessas radiações é próxima a 300.000 km/s no vácuo.

As ondas (ou radiações) eletromagnéticas compreendem diversos comprimentos de onda. O conjunto ordenado dos diferentes comprimentos de onda (ou de suas respectivas frequências), denominado espectro eletromagnético, abrange as ondas de rádio, as micro-ondas, os raios infravermelhos, ultravioleta, raios X e gama. O Sol, por exemplo, emite todos esses tipos de radiação, que, em grande parte, são bloqueados pela atmosfera. 

O olho humano é sensibilizado por ondas eletromagnéticas cujas frequências ficam entre 4.3 x 1014 e 7.5 x 1014 Hz. As ondas dentro dessa faixa, chamada luz visível, estão representadas na figura pela seguinte escala de cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.



São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama.

O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento. Quanto mais alta a frequência, menor o comprimento de uma onda gravitacional.

As ondas são medidas pelo espectro eletromagnético. Através das faixas desse mecanismo é possível verificar a distribuição da intensidade do eletromagnetismo.


Ondas de rádioAs ondas de rádio ficam na outra extremidade do espectro. São as mais baixas e, portanto, as mais compridas.
Micro-ondasAs frequências desse tipo de onda eletromagnética são bastante baixas.
InfravermelhoLocalizado ao lado da luz visível, a radiação infravermelha pode ser vista mediante a utilização de equipamentos, mas não a olho nu.
Luz VisívelLocaliza-se no centro do espectro eletromagnético. Tal como o nome indica, essa energia é visível a olho nu.
Raios UltravioletaA energia ultravioleta localiza-se ao lado da luz visível, que é o centro do espectro eletromagnético.
Raios xLocalizam-se logo a seguir aos raios gama na faixa do espectro eletromagnético. A radiação dos raios x são invisíveis a olho nu.
Raios GamaOs raios gama ficam numa das extremidades do espectro. É o tipo de onda que tem a frequência mais alta, logo, seu comprimento é minúsculo.


AS APLICAÇÕES MÉDICAS DAS RADIAÇÕES

Houve um tempo em que a única maneira de visualizar uma estrutura interna do corpo era por meio de uma cirurgia. Hoje, os médicos podem obter imagens do interior do corpo de seus pacientes para diagnosticar uma doença, e assim, indicar a melhor forma de curá-la ou tratá-la. 

A medicina moderna dispõe de recursos que permitem examinar com detalhes diversos constituintes do corpo humano: ossos, cérebro, sistema vascular, entre outros. Esses recursos utilizam ondas sonoras e eletromagnéticas com diferentes faixas de espectro. Alguns intervalos do espectro, como as ondas de rádio e a radiação infravermelha, por exemplo, são a princípio inofensivos. Outras faixas, como as de raios gama e raios X, podem causar danos ao organismo, devendo ser empregado com extrema cautela.

Os médicos recorrem às ondas sonoras e eletromagnéticas não só para diagnosticar doenças, mas também para tratá-las. Faixas com menor comprimento de onda, como ultra violeta e raio X, podem ser usadas para matar células doentes. Faixas menos agressivas, como as ondas de rádio e luz visível, podem atuar indiretamente, ativando medicamentos  

Entre as aplicações de radiações em tratamento podemos citar a radioterapia, a fototerapia ultravioleta, as cirurgias a laser e a terapia fotodinâmica.






Nenhum comentário:

Postar um comentário