A ONDA QUE CONSEGUIMOS ENXERGAR
Vimos que o espectro eletromagnético é constituído de diversos tipos de onda, com características próprias como comprimento de onda e frequência definida. A faixa de frequências que conseguimos enxergar é chamada de luz visível. Essas ondas estão compreendidas na faixa de comprimentos de ondas que vão de 380 nm a 780 nm.
As ondas que possuem comprimento de onda maior são vermelhas enquanto as que apresentam menor comprimento são violetas.
Durante o dia claro, podemos enxergar o ambiente à nossa volta em razão da luz solar, que é refletida pelos objetos e atinge nossos olhos A noite, precisamos de outra fonte de luz, como uma lâmpada.
0 Sol emite luz com diversos comprimentos de onda que, juntos, não são percebidos pelo olho humano. Mas é possível demonstrar que a luz solar contém todas as cores. Quando a luz do Sol incide sobre um prisma, é decomposta em diversas cores, cada uma correspondente a um intervalo de comprimentos de onda
Dentro dessa faixa do espectro eletromagnético, cada frequência ou comprimento de onda é interpretado pelo nosso sistema visual como uma cor diferente. A nossa retina contém células especificas, chamadas cones e bastonetes, que são sensíveis à luz visível. Enquanto os bastonetes permitem distinguir a intensidade da luz, três tipos de cone são mais sensíveis aos comprimentos de onda 700 nm, 550 nm e 450 nm, que correspondem, respectivamente, às cores vermelha, verde e azul. Essas são as chamadas cores primárias da luz. Quando essa radiação chega aos nossos olhos, ela tem um comprimento de onda diferente daqueles das cores primarias e é interpretada como uma mistura dessas cores,
Por exemplo: se o comprimento de onda da luz que atinge os olhos está entre os comprimentos de onda do vermelho e do verde, serão excitadas tanto as células mais sensíveis ao vermelho quanto as mais sensíveis ao verde e, assim, enxergaremos a cor amarela. Todas as outras cores podem ser obtidas pela composição de cores primárias. A luz branca é obtida pela composição das três cores primárias.
AS CORES DOS OBJETOS
Os objetos refletem e/ou absorvem parte da luz que os atinge. Os comprimentos de onda que serão refletidos e absorvidos variam de acordo com o material que constitui o objeto, definindo sua cor. Por exemplo, quando a casca de uma melancia é iluminada pela luz solar, isto é, pela luz branca, enxergamos tons de verde, porque ela reflete as ondas cujo comprimento corresponde ao da cor verde, enquanto as cores com outros comprimentos de onda são absorvidas. Como somente alguns comprimentos de onda são refletidos, esse fenômeno recebe o nome de reflexão seletiva.
Como se forma um arco-íris?
Um arco-íris aparece quando a luz branca do sol é interceptada por uma gota d'água da atmosfera. Parte da luz é refratada para dentro da gota, refletida no seu interior e novamente refratada para fora da gota. A luz branca é uma mistura de várias cores. Quando a luz atravessa uma superfície líquida - no caso, a gota da chuva - ou sólida (transparente), a refração faz aparecer o espectro de cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário