O Movimento da Lua
A Lua, como o Sol e a Terra, não está parada no céu, ela gira ao redor da Terra,
que por sua vez gira ao redor do Sol.
A Lua possui muitos movimentos, mas os principais são translação, rotação e revolução.
O movimento de translação é o que ela faz em torno do Sol, acompanhando a Terra. Sua duração é de um ano, como o da Terra, portanto, 365 dias.
O movimento de rotação é o que ela faz em torno do seu próprio eixo.
O movimento em que a Lua gira em torno da Terra é chamado de revolução. Dura aproximadamente 28 dias, assim como a rotação, e é ele que permite a existência das quarto fases, de 7 em 7 dias.
Em resumo:
- rotação: em torno do seu próprio eixo
- revolução: ao redor da Terra
- translação: ao redor do Sol, junto com a Terra.
Fases da Lua
A lua não possui luz própria. A luz que ela parece emitir é resultado da reflexão da luz que ela recebe do Sol. Durante o período de translação ao redor da Terra, podemos enxergar diferentes imagens da Lua. O aspecto da parte iluminada vista por um observador na Terra define o que se chama de FASE DA LUA.
A variação da parte visível da Lua é resumida em quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante.
1. Lua Nova
Nesta fase, não conseguimos observar a Lua pois ela está posicionada entre o Sol e a Terra e, por isso, não a vemos neste momento. Nesta fase, a Lua está no céu durante o dia, nascendo por volta das 6 horas e se pondo por volta das 18 horas.
2. Lua Crescente
A Lua crescente ou quarto crescente recebe esta denominação pois neste momento só conseguimos observar ¼ de sua totalidade. Seu formato é de um semicírculo e, nesta fase, a Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe aproximadamente à meia-noite.
3. Lua Cheia
Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua e, portanto, conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente às 18 horas e se põe aproximadamente às 6 horas do dia seguinte.
4. Lua Minguante
A Lua minguante ou quarto minguante é o último estágio das fases da Lua. Neste período, ela encontra-se no formato de um semicírculo e assim, novamente conseguimos observar ¼ de sua totalidade no sentido oposto da fase crescente. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente à meia-noite e se põe aproximadamente ao meio-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário