EVOLUÇÃO ESTELAR
quarta-feira, 11 de novembro de 2020
O SOL E OUTRAS ESTRELAS - 9 ANO
quarta-feira, 4 de novembro de 2020
FENÔMENOS CLIMÁTICOS E AÇÃO HUMANA - 8 ANO
FENÔMENOS CLIMÁTICOS E AÇÃO HUMANA
Experimentos de Pasteur e Miller - 7 ANO
EXPERIMENTO DE PASTEUR
Os experimentos de Pasteur estão descritos e esquematizados na figura abaixo:
A ausência de microrganismos nos frascos do tipo “pescoço de cisne” mantidos intactos e a presença deles nos frascos cujo “pescoço” havia sido quebrado mostram que o ar contém microorganismos e que estes, ao entrarem em contato com o líquido nutritivo e estéril do balão, desenvolvem-se. No balão intacto, esses microorganismos não conseguem chegar até o líquido nutritivo e estéril, pois ficam retidos no “filtro” formado pelas gotículas de água surgidas no pescoço do balão durante o resfriamento. Já nos frascos em que o pescoço é quebrado, esse “filtro” deixa de existir, e os micróbios presentes no ar podem entrar em contato com o líquido nutritivo, onde encontram condições adequadas para seu desenvolvimento e proliferam.
A hipótese da biogênese passou, a partir de então, a ser aceita universalmente pelos cientistas.
O EXPERIMENTO DE MILLER E UREY
Um aluno chamado Stanley Lloyd Miller e seu professor Harold Urey, construíram em laboratório um sistema que simulava as condições da atmosfera primitiva.
O experimento de Miller era formado por tubos e balões de vidro interligados, onde foram adicionados compostos existentes na atmosfera primitiva, segundo Oparin: amônia (NH3), metano (CH4), hidrogênio (H2) e vapor de água (H2O).
Mesmo que Miller não tenha usado os mesmos gases, seu experimento mostra que nas condições da Terra primitiva era possível a formação de aminoácidos.
TEORIA DA PANSMERMIA CÓSMICA
Para alguns pesquisadores, a vida começou na Terra por meio de substânciasou mesmo seres vivos microscópicos provenientes no espaço, que chegaram ao planeta em asteróides e meteoritos.
Essa teoria, voltou a ser bastante discutida nos últimos anos, principalmente depois da descoberta de substâncias orgânicas em meteoritos, asteroides e cometas.
quarta-feira, 28 de outubro de 2020
O UNIVERSO - 9 ANO
O UNIVERSO
O estudo das galáxias é muito antigo, sendo que muitas teorias se baseavam em mitologias. Contudo, o desenvolvimento tecnológico possibilitou maior precisão na análise e caracterização do tema em questão, pois a dificuldade de identificação de uma galáxia é muito grande – somente três galáxias são visíveis da Terra a olho nu (Pequena e Grande Nuvem de Magalhães e Andrômeda).
O LUGAR DA TERRA NO UNIVERSO
TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA - 7 ANO
TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA
Passo a passo do experimento de Redi
Redi foi o primeiro cientista a questionar a Teoria da Abiogênese. Ele acreditava que os organismos vivos não se originavam espontaneamente. Redi foi um defensor da Biogênese. Em seu experimento, Redi colocou cadáveres de animais em frascos com bocas largas. Alguns foram vedados com uma gaze fina e outros deixados abertos.
Após alguns dias, observou que os frascos abertos, nos quais moscas podiam entrar e sair, surgiram vermes. Enquanto isso, nos frascos fechados não haviam vermes. Isso porque, as moscas não podiam entrar, ou seja, as larvas não se originavam espontaneamente da carne, mas nasciam de ovos depositados pelas moscas.
Assim, Redi confirmou e teve aceita a sua hipótese e a teoria da abiogênese começou a perder credibilidade.
OS EXPERIMENTOS DE NEEDHAM E SPALLANZANI
Em 1745, o cientísta inglês John T. Needham (1713-1781) realizou vários experimentos em que submetia à fervura frascos contendo substancias nutritivas. Após a fervura, fechava os frascos com rolhas e deixava-os em repouso por alguns dias. Depois ao examinar essas soluções ao microscópio, Needham observava a presença de microorganismos.
A explicação que ele deu a seus resultados foi de que os microorganismos teriam surgido por geração espontânea. Ele dizia que a solução nutritiva continha uma “força vital” responsável pelo surgimento das forças vivas.
Posteriormente, em 1770, o pesquisador italiano Lazzaro Spallanzani (1729-1799) repetiu os experimentos de Needham, com algumas modificações, e obteve resultados diferentes.
Lazzaro Spallanzani
Spallanzani colocou substâncias nutritivas em balões de vidro, fechando-os hermeticamente. Esses balões assim preparados eram colocados em calderões com água e submetidos à fervura durante algum tempo. Deixava resfriar por alguns dias e então ele abria os frascos e observava o líquido ao microscópio. Nenhum organismo estava presente.
Spallanzani explicou que Needham não havia fervido sua solução nutritiva por tempo suficientemente longo para matar todos os microrganismos existentes nela e, assim, esterelizá-la. Needham respondeu a essas críticas dizendo que, ao ferver por muito tempo as substâncias nutritivas em recipientes hermeticamente fechados, Spallanzani havia destruído a “força vital” e tornado o ar desfavorável ao aparecimento da vida.
Nessa polêmica, Needham saiu fortalecido.
quarta-feira, 14 de outubro de 2020
OS PRIMEIROS SERES VIVOS (7° ano)
A Terra Primitiva
Doenças Transmitidas pela Água - 6 ano
Doenças Transmitidas pela Água
quinta-feira, 8 de outubro de 2020
Estados Físicos da Matéria - 9 ano
Sólido, Líquido e Gasoso
ESTADO LÍQUIDO
Nesse estado, as partículas possuem maior liberdade de movimentação que no estado sólido, pois estão um pouco mais afastadas umas das outras, havendo certo espaço entre elas. Por essa razão, as substâncias líquidas, como a água, possuem forma variável, adaptando-se ao recipiente em que estão contidas, mas não podem ser comprimidas, pois possuem volume constante.
Duas propriedades são facilmente observáveis nos líquidos:
VOLATILIDADE: está relacionado à facilidade com que o material evapora. a volatilidade se torna maior com o aumento da temperatura.
VISCOSIDADE: resistência que um material oferece ao escoamento. Líquidos com forte atração entre suas partículas apresentam mais viscosidade.
ESTADO GASOSO
quarta-feira, 7 de outubro de 2020
CARACTERÍSTICAS DAS CÉLULAS - 7 ANO
A UNIDADE DA VIDA
É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes. Nesse tipo celular, o material genético está disperso no citoplasma.
Assim sendo, analisando a estrutura básica de uma célula, podemos classificá-la em procarionte e eucarionte. Procariontes são aquelas que não possuem um núcleo definido envolto por membranas. Já a célula eucarionte apresenta um núcleo delimitado pelo envoltório nuclear, possuindo, portanto, uma proteção ao seu material genético.
As células de bactérias, algas, fungos e plantas possuem uma parede celular envolvendo a membrana plasmática, fornecendo maior sustentação e proteção à célula.
Apresento-lhe, abaixo, um quadro com todas as organelas celulares dos seres vivos e suas respectivas funções:
Contaminação da Água - 6 ano
Contaminação da Água
FONTES DE CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA- A água é considerada contaminada quando contém organismos patogênicos ou apresenta materiais tóxicos misturados nela. Até mesmo a água tratada pode ser contaminada se o armazenamento e a distribuição não forem feitos de forma adequada.
CONTAMINAÇÃO DOMÉSTICA
Os problemas mais comuns de contaminação da água são decorrentes do despejo de esgoto doméstico, sem tratamento prévio, no ambiente, e esse material pode conter microrganismos patogênicos.
Além disso, o descarte inadequado de lixo pode fazer com que esse material se deposite em rios, lagos ou outros corpos d´água, contaminando-os. O líquido originado da decomposição do lixo orgânico pode se infiltrar no solo e contaminar os depósitos subterrâneos de água.
quarta-feira, 9 de setembro de 2020
Os Seres Vivos - 7 ano
Os Seres Vivos
Há muitos tipos de ser vivo no planeta, mas o que todos eles têm em comum? É fácil e instintivo reconhecer um gato como ser vivo e uma rocha como ser não vivo. Contudo, há casos em que essa definição não é tão simples.
O seres vivos apresentam determinadas características em comum, tais como:
COMPOSIÇÃO: Todos os seres vivos apresentam composição química semelhante. Neles, são encontrados componentes como água, açúcares, proteínas e ácidos nucleicos.
METABOLISMO: Todos os seres vivos apresentam um conjunto de transformações químicas denominadas metabolismo. Esse processo está relacionado com a produção de energia e novos componentes do corpo.
CICLO DE VIDA: Todo ser vivo tem seu ciclo de vida, que inclui etapas como nascimento, crescimento, reprodução e morte.
REPRODUÇÃO: Seres vivos são capazes de se reproduzir. A reprodução pode ser assexuada ou sexuada.
Na reprodução ASSEXUADA, formam-se descendentes a partir de um único genitor, geralmente com material hereditário idêntico ao ser vivo do qual se originaram. Esse processo ocorre em vários microrganismos, em algumas plantas e em alguns animais.
Já a reprodução SEXUADA, acontece quando, no ser vivo gerado, há material hereditário dos dois genitores. Nas pessoas, por exemplo, a reprodução é sexuada, pois uma criança é gerada a partir de material hereditário da mãe e do pai.
PERCEPÇÃO E INTERAÇÃO COM O AMBIENTE: Os seres vivos percebem o ambiente em que estão e interagem com ele. A percepção do ambiente influencia o comportamento dos seres vivos, permitindo perceber ameaças e se afastar delas, encontrar fontes de alimento e ir em direção a elas, entre outras funções importantes para a sobrevivência e a reprodução.
CÉLULAS: Todos os seres vivos são formados por células, que são a estrutura básica da vida.Uma célula apresenta metabolismo, potencial de reprodução e pode interagir com o ambiente.