quarta-feira, 14 de outubro de 2020

OS PRIMEIROS SERES VIVOS (7° ano)

 A Terra Primitiva



Estudos indicam que a Terra tem cerca de 4,6 bilhões de anos e foi formada pela aglomeração de partículas de uma enorme nuvem de poeira estelar. No inicio de sua formação, a temperatura era muito elevada e a superfície era em grande parte formada por rocha derretida. Além disso, o planeta era intensamente atingido por corpos vindos do espaço, como asteroides.

Durante um período da história da Terra, não havia água líquida na superfície do planeta por causa de sua temperatura e de outros fatores. A água evaporava e, ao atingir grandes altitudes, resfriava-se gerando nuvens e chuva; essa chuva evaporava novamente antes de atingir a superfície da Terra. 

Com o passar dos anos, a superfície da Terra se esfriou, permitindo que água em estado líquido se acumulasse nas regiões mais baixas, que formariam os oceanos. Foi provavelmente nesses oceanos que surgiram os primeiros seres vivos.


Surgimento da Vida

Estima-se que a vida na Terra originou-se há cerca de 3,5 bilhões de anos com estruturas que apresentavam características típicas dos seres vivos, como metabolismo e reprodução. Alguns estudos indicam que a vida surgiu de transformações de materiais presentes nos oceanos primitivos.

Ao longo do tempo, esses materiais teriam se organizado formando substâncias cada vez mais complexas, dando origem às estruturas que formaram os seres vivos primitivos. Outros estudos indicam que algumas dessas substâncias podem ter chegado à Terra em asteroides.

Não se sabe exatamente como eram os primeiros seres vivos. Acredita-se que eles eram microscópicos, muito parecidos com os mais simples microrganismos atuais.


Evidências indicam que toda a diversidade de formas de vida originou-se dos primeiros seres vivos, que sofreram modificações ao longo de bilhões de anos. O surgimento e a extinção de grupos de seres vivos são processos que continuam a ocorrer atualmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário