quarta-feira, 11 de novembro de 2020

O SOL E OUTRAS ESTRELAS - 9 ANO

EVOLUÇÃO ESTELAR


No universo, estrelas surgem e, após certo tempo, deixam de produzir energia a partir de fusão nuclear - momento em que se considera a morte da estrela. Esse processo é chamado de evolução estelar.

Há estrelas com diferentes características, como brilho, temperatura da superfície e massa. Essas características influenciam o modo como ocorrerá a evolução estelar.


EVOLUÇÃO ESTELAR DO SOL

A produção de energia de uma estrela ocorre dentro do seu núcleo. O núcleo solar contém Hidrogênio, que, em razão das altas temperaturas e enorme gravidade do Sol, passa por um processo denominado FUSÃO NUCLEAR, Nesse processo, átomos de hidrogênio se combinam, gerando átomos de hélio (He) com grande liberação de energia.

Estimativas apontam que em cerca de 5 bilhões de anos, em razão da extinção do hidrogênio no núcleo solar, não existirá energia suficiente no núcleo para suportar as camadas exteriores da estrela.

As altíssimas temperaturas do núcleo contraído ocasionarão a expansão e o esfriamento das camadas exteriores do Sol, transformando-a em gigante vermelha.

O núcleo continuará a se contrair, promovendo a fusão do hélio do interior do núcleo até formar um núcleo inerte de carbono e oxigênio com uma camada de hélio ao redor. Essa camada de hélio se expandirá sendo completamente ejetada, dando origem à nebulosa planetária.

Algumas dezenas de milhões de anos depois, o núcleo da nebulosa planetária se resfriará e cessarão as reações de fusão, originando, por fim , uma anã branca.



COMO A EVOLUÇÃO ESTELAR DO SOL AFETA A TERRA

Ao longo do processo de transformação em uma gigante vermelha, a radiação solar que atingirá a Terra será muito mais intensa, aumentando a temperatura da superfície terrestre para cerca de 700°C. A essa temperatura, a água dos oceanos terá evaporado completamente. A atmosfera também desaparecerá, pois os átomos e as moléculas estarão se movendo a velocidades tão altas que se desprenderão da atração gravitacional da Terra.  


O CICLO DE ALGUNS TIPOS DE ESTRELAS

A evolução estelar dependerá da massa de uma estrela. As estrelas mais quentes e mais massivas produzem energia a taxas muito mais altas que as estrelas menos massivas; portanto elas têm um tempo de vida mais curto. De acordo com a quantidade de massa elas podem ser:

SUPERGIGANTES
ESTRELAS MÉDIAS (semelhante ao Sol)
ANÃS VERMELHAS
ANÃS MARRONS 





Nenhum comentário:

Postar um comentário