Os Seres Vivos
Há muitos tipos de ser vivo no planeta, mas o que todos eles têm em comum? É fácil e instintivo reconhecer um gato como ser vivo e uma rocha como ser não vivo. Contudo, há casos em que essa definição não é tão simples.
O seres vivos apresentam determinadas características em comum, tais como:
COMPOSIÇÃO: Todos os seres vivos apresentam composição química semelhante. Neles, são encontrados componentes como água, açúcares, proteínas e ácidos nucleicos.
METABOLISMO: Todos os seres vivos apresentam um conjunto de transformações químicas denominadas metabolismo. Esse processo está relacionado com a produção de energia e novos componentes do corpo.
CICLO DE VIDA: Todo ser vivo tem seu ciclo de vida, que inclui etapas como nascimento, crescimento, reprodução e morte.
REPRODUÇÃO: Seres vivos são capazes de se reproduzir. A reprodução pode ser assexuada ou sexuada.
Na reprodução ASSEXUADA, formam-se descendentes a partir de um único genitor, geralmente com material hereditário idêntico ao ser vivo do qual se originaram. Esse processo ocorre em vários microrganismos, em algumas plantas e em alguns animais.
Já a reprodução SEXUADA, acontece quando, no ser vivo gerado, há material hereditário dos dois genitores. Nas pessoas, por exemplo, a reprodução é sexuada, pois uma criança é gerada a partir de material hereditário da mãe e do pai.
PERCEPÇÃO E INTERAÇÃO COM O AMBIENTE: Os seres vivos percebem o ambiente em que estão e interagem com ele. A percepção do ambiente influencia o comportamento dos seres vivos, permitindo perceber ameaças e se afastar delas, encontrar fontes de alimento e ir em direção a elas, entre outras funções importantes para a sobrevivência e a reprodução.
CÉLULAS: Todos os seres vivos são formados por células, que são a estrutura básica da vida.Uma célula apresenta metabolismo, potencial de reprodução e pode interagir com o ambiente.
👍
ResponderExcluir