O UNIVERSO
UNIDADES DE COMPRIMENTO
O estudo do universo e dos corpos celestes exige o trabalho com tamanhos e distâncias gigantescas. As unidades de medidas mais utilizadas em Astronomia são:
- Unidade astronômica (UA): é a distância média entre a Terra e o Sol, senso que 1 UA equivale aproximadamente 150 milhões de quilômetros.
- Ano-luz (al): é a distância que a luz percorre em um ano terrestre. 1 ano-luz é, aproximadamente, 10 trilhões de quilômetros!
- Parsec (PC): Os astrônomos geralmente falam das distância no universo em parsecs, e não em anos-luz. Um parsec tem de 30 trilhões de quilômetros, ou pouco mais de três anos-luz.
GALÁXIAS
As galáxias são formadas por estrelas, planetas e suas luas, cometas, asteroides, gás e poeira. Elas podem ter diferentes tamanhos, luminosidade e formas. Estudos astronômicos indicam que existem bilhões de galáxias no Universo. A força da gravidade é a principal responsável pela união dos componentes de uma determinada galáxia.
O estudo das galáxias é muito antigo, sendo que muitas teorias se baseavam em mitologias. Contudo, o desenvolvimento tecnológico possibilitou maior precisão na análise e caracterização do tema em questão, pois a dificuldade de identificação de uma galáxia é muito grande – somente três galáxias são visíveis da Terra a olho nu (Pequena e Grande Nuvem de Magalhães e Andrômeda).
O LUGAR DA TERRA NO UNIVERSO
O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea. A nossa galáxia faz parte de um pequeno aglomerado de galáxias chamado Grupo Local, que por sua vez faz parte de uma região gigantesca em que há maior condensação de galáxias e de aglomerados de galáxias, chamado de Superaglomerado Local. Esse, por sua vez, juntamente com os demais superaglomerados de galáxias e os vazios, contendo, portanto, toda a matéria e a energia existentes, formam o Universo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário