quarta-feira, 9 de março de 2022

Puberdade, hormônio e ciclo menstrual - 8 ano - Aula 2

 

Puberdade, hormônio e ciclo menstrual.


 

A adolescência é um período de muitas mudanças, algumas corporais típicas da puberdade, mas também ocorrem alterações emocionais, psicológicas e sociais.

 


Puberdade é o nome dado ao período de transição entre a infância e a fase adulta e acontece em meninas entre os 8 e 13 anos de idade e em meninos entre 9 e 14 anos.

Essa fase é marcada pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e o inicio da fase reprodutiva, tanto no homem quanto na mulher. Nas meninas, o primeiro sinal da puberdade é o surgimento do chamado broto mamário, enquanto que nos meninos é o aumento dos testículos.

 

Você sabe quais os caracteres sexuais primários?





                                    


Os hormônios são responsáveis pelas mudanças que acontecem no nosso corpo. Na puberdade, a ação dos hormônios começa ficar mais intensa, principalmente a ação dos hormônios sexuais: testosterona, nos meninos e estrógeno, nas meninas.

 

Os sistemas genitais reprodutores:

A principal função do sistema genital humano é garantir a reprodução e continuação da espécie. Porém, quando se fala em reprodução, outros sentidos, órgãos e emoções estão envolvidos. A própria relação sexual é o momento mais íntimo que se tem com o corpo. Conhecer bem a funcionalidade dos órgãos é a maneira mais eficaz de evitar problemas reprodutivos e comportamentais.

 

 Sistema genital reprodutor masculino

É formado pelos seguintes órgãos:

 · Testículos: são duas glândulas ovais localizadas no escroto (saco). Dentro dos testículos existem centenas de túbulos finíssimos onde se desenvolvem os espermatozoides. Os testículos também são responsáveis pela produção do hormônio sexual masculino testosterona, que, na adolescência, começa a transformar o corpo do menino.

 · Epidídimo: localizado acima de cada um dos testículos, é um reservatório para armazenar os espermatozoides até o momento da ejaculação. Caso não sejam eliminados pela ejaculação, o próprio organismo simula um orgasmo para eliminá-los naturalmente.

· Ducto ejaculatório (canal deferente): pequeno tubo que conecta o epidídimo até a uretra. Por ele os espermatozoides são transportados.

 · Próstata: glândula abaixo da bexiga que produz um líquido leitoso e viscoso. A função desse líquido é nutrir os espermatozoides e neutralizar os ácidos da vagina.

 · Uretra: tubo que se inicia na bexiga, atravessa a próstata, une-se ao ducto ejaculatório e percorre todo o interior do pênis abrindo-se na glande (cabeça do pênis).

· Vesícula seminal: pequena glândula entre a bexiga e próstata que produz um líquido transparente e gosmento. A função desse líquido é de lubrificação e limpeza da uretra.

· Pênis: órgão muscular cilíndrico feito de músculo esponjoso com numerosos vasos sanguíneos. É um órgão erétil, ou seja, tem a capacidade de se erguer quando inflado com sangue durante a excitação sexual.

 · Sêmen: é o produto final expelido durante a ejaculação. É composto de: espermatozoides, líquido prostático e líquido seminal.


Sistema Reprodutor Masculino

Anatomia do sistema reprodutor masculino

 

Sistema genital reprodutor feminino

É formado pelos seguintes órgãos:

· Ovários: são duas glândulas ovais localizadas no interior do abdome da mulher. São responsáveis por produzir os óvulos. A cada mês normalmente a mulher libera um óvulo no chamado ciclo menstrual. Os ovários também produzem os hormônios estrogênio e progesterona.

· Tubas uterinas: são dois tubos finos que ligam os ovários ao útero. A fecundação (união do espermatozoide ao óvulo) ocorre nas tubas uterinas.

 · Útero: órgão muscular em forma de pera onde irá se desenvolver o embrião. Durante a gestação, o útero fornece todas as condições necessárias para o desenvolvimento correto do bebê.

· Canal vaginal (vagina): é o canal interno que liga a vulva ao útero. Mede aproximadamente 8 cm podendo se estender aos 15 cm. Possui grande elasticidade e tem sua entrada revestida pelo hímen (pele muito fina que se rompe na primeira relação sexual).

· Vulva: é a parte externa do genital feminino. É formada pelos lábios menores, lábios maiores e o clitóris (região altamente sensitiva). Nela se abre o canal vaginal e a uretra.

 

Sistema Reprodutor Feminino

 




 A fecundação

Na ejaculação, o sêmen é lançado na vagina. Os espermatozoides seguem caminho subindo pelo útero em direção às tubas uterinas. Se encontrarem o óvulo, o primeiro espermatozoide que conseguir penetrá-lo será o embrião que irá se desenvolver. Em seguida, o óvulo cria uma barreira que impede a entrada de outros espermatozoides.

 


Fase Menstrual

 

Um ciclo é uma sequência de fenômenos que se repetem. Para facilitar o entendimento do que ocorre no ciclo reprodutivo feminino, vamos considerar que ele começa com a fase menstrual.

Essa fase chamada de menstruação, só ocorre quando não há gravidez, e dura em média cinco dias. Portanto corresponde aos cinco primeiros dias do ciclo, ou seja, vai do 1° ao 5° dia. Caracteriza-se pela eliminação de parte do endométrio, o que resulta em sangramento, e também do ovócito não fecundado.

Todo esse material sai do corpo pela vagina, sendo expulso por meio de contrações fracas do miométrio.

 



A duração do ciclo e variável para cada mulher, mas normalmente dura entre 25 e 35 dias, período que pode ser dividido em três fases. Vamos considerar um ciclo de 28 dias e conhecer o que ocorre em cada uma dessas fases.

 

Fase pré-óvulatória

É o período que compreendido entre a fase menstrual e ovulação. Nessa fase, o estrógeno secretado pelos ovários estimula e crescimento do endométrio, o qual tem sua espessura aumentada e torna-se mais vascularizado. Alguns ovócitos retomam seu desenvolvimento e um deles amadurece, ficando pronto para ser fecundado.

 

Ovulação

O ovócito maduro é liberado pelo ovário e recolhido pela tuba uterina, no fenômeno da ovulação. Em ciclos de 28 dias, isso normalmente ocorre no 14°dia, ou seja, na metade do ciclo.

 

Fase pós-ovulatória

É o período posterior à ovulação e vai do 15° ao 28° dia. Nessa etapa, sob influência dos altos níveis de estrógeno, o endométrio atinge sua espessura máxima, mantendo-se assim, principalmente pela ação do hormônio progesterona.

Se a mulher engravidar, essa mudanças no útero preparam o órgão para abrigar o novo ser humano em desenvolvimento. Nesse caso, o endométrio não é eliminado e a fase menstrual não ocorre. Na ausência de gravidez o ciclo prosseguirá.

 


Em mulheres que têm um período menstrual regular, a ovulação ocorre por volta do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias, e o período fértil acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data.


Atividade


1.    1. O que é puberdade?

 

2.    2. Diferencie caracteres sexuais primários e secundários.

 

3.    3. Quais órgãos compõem o sistema genital reprodutor masculino?

 

4.    4. Quais órgãos compõem o sistema genital reprodutor feminino?

 

5.    5. Como ocorre a fecundação?

 

6.    6. O sistema genital feminino é composto por diversos órgãos que permitem a fecundação e a gestação de um bebê. Observe a figura a seguir e marque a alternativa que apresenta, respectivamente, os números que indicam os locais onde ocorre a fecundação e o desenvolvimento do feto.

 



Observe atentamente as partes do sistema genital feminino indicadas pelos números

a) 1 e 2.                b) 2 e 3.              c) 3 e 4.              d) 1 e 4.

 

7.    7. Descreva cada fase do ciclo menstrual.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário