Sólido, Líquido e Gasoso
A matéria é formada por partículas muito pequenas. Em todos os estados físicos, as partículas estão em constante movimento de vibração, ou agitação térmica. A diferença entre os estados físicos ocorre no espaço existente entre as partículas do material, ou seja, na mair ou menor agregação entre elas.
ESTADO SÓLIDO
Os materiais sólidos apresentam como características macroscópicas a forma definida e o volume constante em determinada temperatura. Isso pode ser explicado se considerarmos que os sólidos são formados por partículas que estão vibrando bem próximas e são fortemente atraídas umas pelas outras.
Veja a seguir algumas propriedades específicas observáveis nos sólidos.
DUREZA: é a propriedade relacionada de à capacidade de riscar e ser riscado. Quanto mais duri um sólido, mais difícil riscar sua superfície, isso porque as partículas se agrupam de forma muito próxima e organizada.
DUCTIBILIDAE E A MALEABILIDADE: estão relacionadas com a capacidade que alguns sólidos apresentam de se deformar e não recuperar a forma original quando a força causadora da deformação cessa.
ELASTICIDADE: é a característica dos sólidos que se deformam, mas recuperam a forma original quando cessa a força causadora da deformação. Se a força aplicada é maior que a força de interação entre as partículas que formam o material, ele se rompe e mão volta à sua forma original.
RESISTÊNCIA OU TENACIDADE: é a propriedade dos materiais relacionados com sua capacidade de suportar forças externas sem se romper ou se fraturar. Um corpo sólido formado por ferro é mais resistente do que um corpo formado por argila.
ESTADO LÍQUIDO
Nesse estado, as partículas possuem maior liberdade de movimentação que no estado sólido, pois estão um pouco mais afastadas umas das outras, havendo certo espaço entre elas. Por essa razão, as substâncias líquidas, como a água, possuem forma variável, adaptando-se ao recipiente em que estão contidas, mas não podem ser comprimidas, pois possuem volume constante.
Duas propriedades são facilmente observáveis nos líquidos:
VOLATILIDADE: está relacionado à facilidade com que o material evapora. a volatilidade se torna maior com o aumento da temperatura.
VISCOSIDADE: resistência que um material oferece ao escoamento. Líquidos com forte atração entre suas partículas apresentam mais viscosidade.
ESTADO GASOSO
Os gases têm forma e volume variáveis que dependem do recipiente que os contém. Eles ocupam todo o volume disponível; assim, se o volume do recipiente aumenta, eles se expandem; se o volume diminui, eles se comprimem.
As partículas nos gases estão desorganizadas e muito afastadas umas das outras. A força de atração entre elas é muito pequena; desse modo, as partículas de um gás têm grande liberdade de movimento.