quarta-feira, 28 de outubro de 2020

O UNIVERSO - 9 ANO

 O UNIVERSO



UNIDADES DE COMPRIMENTO

O estudo do universo e dos corpos celestes exige o trabalho com tamanhos e distâncias gigantescas. As unidades de medidas mais utilizadas em Astronomia são: 

- Unidade astronômica (UA): é a distância média entre a Terra e o Sol, senso que 1 UA equivale aproximadamente 150 milhões de quilômetros.
- Ano-luz (al): é a distância que a luz percorre em um ano terrestre. 1 ano-luz é, aproximadamente, 10 trilhões de quilômetros!
- Parsec (PC): Os astrônomos geralmente falam das distância no universo em parsecs, e não em anos-luz. Um parsec tem de 30 trilhões de quilômetros, ou pouco mais de três anos-luz.


GALÁXIAS




As galáxias são formadas por estrelas, planetas e suas luas, cometas, asteroides, gás e poeira. Elas podem ter diferentes tamanhos, luminosidade e formas. Estudos astronômicos indicam que existem bilhões de galáxias no Universo. A força da gravidade é a principal responsável pela união dos componentes de uma determinada galáxia.

O estudo das galáxias é muito antigo, sendo que muitas teorias se baseavam em mitologias. Contudo, o desenvolvimento tecnológico possibilitou maior precisão na análise e caracterização do tema em questão, pois a dificuldade de identificação de uma galáxia é muito grande – somente três galáxias são visíveis da Terra a olho nu (Pequena e Grande Nuvem de Magalhães e Andrômeda).


O LUGAR DA TERRA NO UNIVERSO


O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea. A nossa galáxia faz parte de um pequeno aglomerado de galáxias chamado Grupo Local, que por sua vez faz parte de uma região gigantesca em que há maior condensação de galáxias e de aglomerados de galáxias, chamado de Superaglomerado Local. Esse, por sua vez, juntamente com os demais superaglomerados de galáxias e os vazios, contendo, portanto, toda a matéria e a energia existentes, formam o Universo.





TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA - 7 ANO

 TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA



Ao longo da história, diferentes explicações sobre a origem da vida foram concebidas. Muitas delas foram refutadas pesquisas e experimentos, enquanto outras foram confirmadas.


GERAÇÃO ESPONTÂNEA E BIOGÊNESE

De acordo com a teoria da geração espontânea ou abiogênese, algumas formas de vida podem aparecer da matéria sem vida, ou seja, originar-se de outra maneira que não seja a reprodução de um ser vivo.
Já a teoria da biogênese afirma que os seres vivos só podem ser originados de outros seres vivos.
Diversos experimentos, testes e debates foram realizados para testar diferentes aspectos dessas teorias


EXPERIEMENTO DE REDI

O experimento de Redi foi um dos primeiros a explicar a origem dos seres vivos, em meados do século XVII. Francesco Redi era uma médico e cientista italiano e questionou a teoria da geração espontânea ou da abiogênese.

Passo a passo do experimento de Redi

Redi foi o primeiro cientista a questionar a Teoria da Abiogênese. Ele acreditava que os organismos vivos não se originavam espontaneamente. Redi foi um defensor da Biogênese. Em seu experimento, Redi colocou cadáveres de animais em frascos com bocas largas. Alguns foram vedados com uma gaze fina e outros deixados abertos.

Após alguns dias, observou que os frascos abertos, nos quais moscas podiam entrar e sair, surgiram vermes. Enquanto isso, nos frascos fechados não haviam vermes. Isso porque, as moscas não podiam entrar, ou seja, as larvas não se originavam espontaneamente da carne, mas nasciam de ovos depositados pelas moscas. 

Experimento de RediDemonstração do experimento de Redi

Assim, Redi confirmou e teve aceita a sua hipótese e a teoria da abiogênese começou a perder credibilidade.


OS EXPERIMENTOS DE NEEDHAM E SPALLANZANI

Em 1745, o cientísta inglês John T. Needham (1713-1781) realizou vários experimentos em que submetia à fervura frascos contendo substancias nutritivas. Após a fervura, fechava os frascos com rolhas e deixava-os em repouso por alguns dias. Depois ao examinar essas soluções ao microscópio, Needham observava a presença de microorganismos.

A explicação que ele deu a seus resultados foi de que os microorganismos teriam surgido por geração espontânea. Ele dizia que a solução nutritiva continha uma “força vital” responsável pelo surgimento das forças vivas.

Posteriormente, em 1770, o pesquisador italiano Lazzaro Spallanzani (1729-1799) repetiu os experimentos de Needham, com algumas modificações, e obteve resultados diferentes.


Lazzaro Spallanzani

Spallanzani colocou substâncias nutritivas em balões de vidro, fechando-os hermeticamente. Esses balões assim preparados eram colocados em calderões com água e submetidos à fervura durante algum tempo. Deixava resfriar por alguns dias e então ele abria os frascos e observava o líquido ao microscópio. Nenhum organismo estava presente.

Spallanzani explicou que Needham não havia fervido sua solução nutritiva por tempo suficientemente longo para matar todos os microrganismos existentes nela e, assim, esterelizá-la. Needham respondeu a essas críticas dizendo que, ao ferver por muito tempo as substâncias nutritivas em recipientes hermeticamente fechados, Spallanzani havia destruído a “força vital” e tornado o ar desfavorável ao aparecimento da vida.

Nessa polêmica, Needham saiu fortalecido.



quarta-feira, 14 de outubro de 2020

OS PRIMEIROS SERES VIVOS (7° ano)

 A Terra Primitiva



Estudos indicam que a Terra tem cerca de 4,6 bilhões de anos e foi formada pela aglomeração de partículas de uma enorme nuvem de poeira estelar. No inicio de sua formação, a temperatura era muito elevada e a superfície era em grande parte formada por rocha derretida. Além disso, o planeta era intensamente atingido por corpos vindos do espaço, como asteroides.

Durante um período da história da Terra, não havia água líquida na superfície do planeta por causa de sua temperatura e de outros fatores. A água evaporava e, ao atingir grandes altitudes, resfriava-se gerando nuvens e chuva; essa chuva evaporava novamente antes de atingir a superfície da Terra. 

Com o passar dos anos, a superfície da Terra se esfriou, permitindo que água em estado líquido se acumulasse nas regiões mais baixas, que formariam os oceanos. Foi provavelmente nesses oceanos que surgiram os primeiros seres vivos.


Surgimento da Vida

Estima-se que a vida na Terra originou-se há cerca de 3,5 bilhões de anos com estruturas que apresentavam características típicas dos seres vivos, como metabolismo e reprodução. Alguns estudos indicam que a vida surgiu de transformações de materiais presentes nos oceanos primitivos.

Ao longo do tempo, esses materiais teriam se organizado formando substâncias cada vez mais complexas, dando origem às estruturas que formaram os seres vivos primitivos. Outros estudos indicam que algumas dessas substâncias podem ter chegado à Terra em asteroides.

Não se sabe exatamente como eram os primeiros seres vivos. Acredita-se que eles eram microscópicos, muito parecidos com os mais simples microrganismos atuais.


Evidências indicam que toda a diversidade de formas de vida originou-se dos primeiros seres vivos, que sofreram modificações ao longo de bilhões de anos. O surgimento e a extinção de grupos de seres vivos são processos que continuam a ocorrer atualmente.



Doenças Transmitidas pela Água - 6 ano

 Doenças Transmitidas pela Água


Muitas doenças, como amebíase e a hepatite A, são transmitidas pelo consumo de água contaminada. Outras, como leptospirose, são transmitida pelo contato com água contaminada.
Existem ainda doenças como a dengue, a febre chikungunya, a febre zika e a malária, transmitidas por mosquitos que põem seus ovos em água não contaminada, acumulada em pneus, vasos e outros recipientes. 


Os cuidados com a água

A água doce é um recurso escasso e a água potável, mais escasso ainda. Por isso, devemos usar a água com consciência e evitar seu desperdício. 
É importante também filtrar e/ou ferver a água que vem de estações de tratamento antes de consumi-la. Os filtros caseiros de água geralmente retêm impurezas suspensas, porém não eliminam microrganismos. Caso a água que chegue a residência não tenha passado por tratamento, é necessário fervê-la por, pelo menos 15 minutos. A adição de produtos apropriados, como os que contêm cloro em sua composição, é outra medida medida que pode ajudar a eliminar os microrganismos patogênicos.






quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Estados Físicos da Matéria - 9 ano

 Sólido, Líquido e Gasoso


A matéria é formada por partículas muito pequenas. Em todos os estados físicos, as partículas estão em constante movimento de vibração, ou agitação térmica. A diferença entre os estados físicos ocorre no espaço existente entre as partículas do material, ou seja, na mair ou menor agregação entre elas.


ESTADO SÓLIDO 

Os materiais sólidos apresentam como características macroscópicas a forma definida e o volume constante em determinada temperatura. Isso pode ser explicado se considerarmos que os sólidos são formados por partículas que estão vibrando bem próximas e são fortemente atraídas umas pelas outras. 

Veja a seguir algumas propriedades específicas observáveis nos sólidos.

DUREZA:  é a propriedade relacionada de à capacidade de riscar e ser riscado. Quanto mais duri um sólido, mais difícil riscar sua superfície, isso porque as partículas se agrupam de forma muito próxima e organizada.

DUCTIBILIDAE E A MALEABILIDADE: estão relacionadas com a capacidade que alguns sólidos apresentam de se deformar e não recuperar a forma original quando a força causadora da deformação cessa. 

ELASTICIDADE: é a característica dos sólidos que se deformam, mas recuperam a forma original quando cessa a força causadora da deformação. Se a força aplicada é maior que a força de interação entre as partículas que formam o material, ele se rompe e mão volta à sua forma original.

RESISTÊNCIA OU TENACIDADE: é a propriedade dos materiais relacionados com sua capacidade de suportar forças externas sem se romper ou se fraturar. Um corpo sólido formado por ferro é mais resistente do que um corpo formado por argila.



ESTADO LÍQUIDO

Nesse estado, as partículas possuem maior liberdade de movimentação que no estado sólido, pois estão um pouco mais afastadas umas das outras, havendo certo espaço entre elas. Por essa razão, as substâncias líquidas, como a água, possuem forma variável, adaptando-se ao recipiente em que estão contidas, mas não podem ser comprimidas, pois possuem volume constante.

Duas propriedades são facilmente observáveis nos líquidos:

VOLATILIDADE:  está relacionado à facilidade com que o material evapora. a volatilidade se torna maior com o aumento da temperatura.

VISCOSIDADE: resistência que um material oferece ao escoamento. Líquidos com forte atração entre suas partículas apresentam mais viscosidade. 


ESTADO GASOSO


Os gases têm forma e volume variáveis que dependem do recipiente que os contém. Eles ocupam todo o volume disponível; assim, se o volume do recipiente aumenta, eles se expandem; se o volume diminui, eles se comprimem.

As partículas nos gases estão desorganizadas e muito afastadas umas das outras. A força de atração entre elas é muito pequena; desse modo, as partículas de um gás têm grande liberdade de movimento. 


quarta-feira, 7 de outubro de 2020

CARACTERÍSTICAS DAS CÉLULAS - 7 ANO

 A UNIDADE DA VIDA



A Terra é habitada por uma grande diversidade de seres vivos, desde seres microscópicos, como bactérias, até seres muito grandes, como baleias. Todos eles têm em comum o fato de ser constituído por células ( exceto os vírus).

A célula é a UNIDADE ESTRUTURAL da vida, ou seja, compõe o corpo de todos os seres vivos

Os seres UNICELULARES são formados por uma única célula
Os seres PLURICELULARES podem ter seu corpo formado por até trilhões delas

A célula também é a unidade funcional, menor estrutura que desempenha as funções características dos seres vivos. 



AS ESTRUTURAS CELULARES

As células podem variar em relação a diversas características, como formato, tamanho e funções realizadas. Apesar dessa variação, elas têm composição semelhante e são formadas basicamente por membrana plasmática, citoplasma e material genético. 



É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleoEssa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes. Nesse tipo celular, o material genético está disperso no citoplasma.

Assim sendo, analisando a estrutura básica de uma célula, podemos classificá-la em procarionte e eucarionte. Procariontes são aquelas que não possuem um núcleo definido envolto por membranas. Já a célula eucarionte apresenta um núcleo delimitado pelo envoltório nuclear, possuindo, portanto, uma proteção ao seu material genético.

As células de bactérias, algas, fungos e plantas possuem uma parede celular envolvendo a membrana plasmática, fornecendo maior sustentação e proteção à célula.

Na célula eucarionte, é possível observar a presença de um núcleo definido


Apresento-lhe, abaixo, um quadro com todas as organelas celulares dos seres vivos e suas respectivas funções:







Contaminação da Água - 6 ano

 Contaminação da Água




FONTES DE CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA- A água é considerada contaminada quando contém organismos patogênicos ou apresenta materiais tóxicos misturados nela. Até mesmo a água tratada pode ser contaminada se o armazenamento e a distribuição não forem feitos de forma adequada.


CONTAMINAÇÃO DOMÉSTICA

Os problemas mais comuns de contaminação da água são decorrentes do despejo de esgoto doméstico, sem tratamento prévio, no ambiente, e esse material pode conter microrganismos patogênicos.

Além disso, o descarte inadequado de lixo pode fazer com que esse material se deposite em rios, lagos ou outros corpos d´água, contaminando-os. O líquido originado da decomposição do lixo orgânico pode se infiltrar no solo e contaminar os depósitos subterrâneos de água.




CONTAMINAÇÃO INDUSTRIAL

Os processos industriais podem gerar uma série de resíduos tóxicos, que muitas vezes são lançados diretamente nos rios, lagos ou mares. Outras vezes, esses resíduos são depositados no solo, e podem, por infiltração, atingir reservatórios subterrâneos de água e contaminá-la. 




CONTAMINAÇÃO AGRÍCOLA

Pesticidas, usados no controle de pragas em lavouras, e fertilizantes podem ser arrastados pelas chuvas e chegar a rios e lagos ou infiltrar-se no solo e contaminar os depósitos subterrâneos de água.