Classificação das Substâncias
Imagine-se chegando a um supermercado em que todos os itens das prateleiras estivessem sem nenhuma organização: massas misturadas com bebidas, produtos de limpeza e higiene, carnes, verduras e assim por diante. Com certeza você demoraria horas e horas para encontrar o produto desejado. Essa situação ajuda-nos a entender como a organização em grupos com características semelhantes é importante e facilita a vida das pessoas.
Então, as substâncias são classificadas de acordo com seu comportamento químico, ou seja, como elas se transformam quimicamente, ou com base em sua composição. A composição e comportamento de uma substância estão relacionados entre si. Entenderam até aqui?
Para que as substâncias estejam organizadas, como no supermercado, em prateleiras específicas, elas foram classificadas em:
Hoje vamos passear pelo mundo da Química Inorgânica.
A Química Inorgânica estuda quatro grupos principais de substâncias
que possuem propriedades semelhantes, são eles:
ácidos, bases, sais e óxidos.
Os vários milhões de compostos inorgânicos estão muito presentes em nosso cotidiano, no veneno das abelhas, nos pigmentos das tintas, nas frutas, pães e bolos que comemos, nos produtos de limpeza e higiene, em fertilizantes, no sal de cozinha, no gesso que colocamos quando quebramos a perna, nos gases da atmosfera, nas baterias dos carros, e a lista é infindável.
Exemplo: Ácido sulfúrico: H2SO4 → H3O1+ + HSO4- ou H2SO4 → H1+ + HSO
Exemplos: Hidróxido de sódio: NaOH(s) → Na1+ + OH1-
- Exemplo: Sal de cozinha – Cloreto de sódio: NaCl → Na1+ + Cl1-
Exemplos: CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, Na2O
Nenhum comentário:
Postar um comentário