SENSAÇÃO TÉRMICA
Sensação térmica é a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento.
Ao colocar a mão sobre um objeto, o tato nos permite perceber a sensação térmica em relação a ele: se está quente, frio, gelado ou morno em relação á nossa temperatura corporal. Embora nossa capacidade de perceber se algo está quente ou frio seja muito útil, ela não tem muita precisão e pode até mesmo nos enganar.
Pense, por exemplo, na sensação térmica que temos ao sair de uma piscina. Por que sentimos frio?
Nesse momento, com o corpo molhado, há sobre nossa pele uma fina camada de água que vai evaporando aos poucos. Nessa evaporação, ocorre transferência de energia térmica entre nosso corpo e a água; como o corpo cede uma parte de sua energia, temos a sensação de que o ar está mais frio do que antes de nos molharmos, mesmo que não esteja.
A sensação térmica do corpo humano é alterada por diversos fatores; ela não é um instrumento preciso de medida de temperatura.
MEDINDO A TEMPERATURA
A Temperatura de um corpo pode ser medida por um instrumento chamado TERMÔMETRO. A maioria dos termômetros funciona por contato, ou seja, é necessário que fique em contato com o corpo que se deseja medir a temperatura até que as trocas de energia entre eles cessem, ou seja, até que equilíbrio térmico entre eles seja atingido. Se a retirada do termômetro do contato com o corpo for antes do equilíbrio térmico, a temperatura não será igual a temperatura do corpo.
Termômetro Digital e Culinário
Termômetro Clínico e Hospitalar (aplicado em autoclaves)
Termômetro Automotivo e Industrial
Sei sim
ResponderExcluirMuito Bem explicado !!
ResponderExcluir