Calor e temperatura
Ao nosso redor, podemos tocar objetos feitos de diferentes materiais, como canecas de porcelana, copos de vidro, cadernos de papel e chinelos de borracha.
Termodinâmica, um ramo da Física que nos permite compreender o que ocorre em diversas situações do nosso cotidiano, relacionadas ao calor e à temperatura.
Para iniciarmos o estudo referente ao calor e à temperatura, analisaremos o que ocorre com a molécula da água quando ela passa do estado físico sólido para o líquido e, em seguida, para o gasoso. Para isso, considere a situação a seguir.
Uma pessoa inseriu alguns cubos de gelo em uma panela e a colocou sobre a chama de um fogão. Com o passar do tempo, o gelo começou a derreter e, em alguns minutos, toda a água sólida dos cubos de gelo estava no estado líquido. Ainda na panela, a água no estado líquido se aqueceu e passou, de forma lenta, para o estado gasoso. À medida que a temperatura da água aumenta, a energia das moléculas que a compõem também aumenta.
Verifique a seguir a organização das moléculas de água durante a situação descrita anteriormente.
Há milhares de anos o ser humano tem estudado o conceito de temperatura e como medi-la com precisão. As primeiras noções de medida dessa grandeza baseavam-se no sentido do tato, isto é, na sensação térmica, de modo que o objeto era descrito como quente, morno ou frio. No entanto, essa maneira de medir a temperatura é imprecisa, o que pode induzir a erros e/ou acidentes.
Quando tocamos com as mãos um pedaço de madeira e um pedaço de metal ao mesmo tempo, somos induzidos a concluir que o metal está a uma temperatura menor que a da madeira, mesmo que ambos os materiais estejam à temperatura ambiente, ou seja, com temperaturas iguais. Esse fato ocorre por causa da condutividade térmica dos materiais.
Fonte: Superação - Ed. Moderna
Assista o vídeo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário