quarta-feira, 11 de agosto de 2021

MOVER, PARAR , DEFORMAR - 8 ANO

 O QUE É FORÇA?


Agora que você já conheceu as características e os principais tipos de movimento, será iniciada a análise de suas causas e suas variações. Para desenvolver tarefas simples do dia a dia, como mover um livro de lugar, mudar um móvel de posição em casa ou caminhar, é necessário realizar algum tipo de força.

Força é qualquer ação capaz de produzir ou alterar movimentos, provocar deformações ou manter o equilíbrio nos corpos em que é aplicada. O resultado obtido ao aplicar uma força sobre um corpo depende de sua intensidade, da direção e do sentido dessa força.


Veja o vídeo:


Se você apertar com sua mão uma bola de borracha, a deformidade que causará nela dependerá da intensidade de sua força. Para mudar um objeto de lugar, é importante escolher a direção da força a ser aplicada, de maneira que facilite seu deslocamento.


Todas as grandezas que precisam de informações relacionadas a intensidade, direção e sentido, para serem caracterizadas, são denominadas grandezas vetoriais. A força é uma grandeza vetorial.

Os vetores recebem uma seta sobre a letra que os representa. Portanto, para representar uma força, usamos o símbolo:
F
  Quando não houver a seta sobre a letra, estaremos tratando apenas da intensidade da força. No SI, a unidade de medida de força é o newton (N). Se uma grandeza é totalmente caracterizada apenas por sua intensidade, sem precisarmos indicar sua direção e seu sentido, dizemos que essa grandeza é escalar, como é o caso da temperatura de um corpo.



COMPOSIÇÃO DA FORÇA


Diferentes forças podem agir simultaneamente sobre um mesmo corpo. O resultado da ação dessas forças é chamado força resultante (F) .que é representada por um vetor em que a intensidade, a direção e o sentido dependem das características das forças aplicadas sobre o corpo.

No jogo cabo de guerra, por exemplo, a equipe que exerce a força de maior intensidade é a vencedora. Embora existam forças de mesma direção e sentidos opostos, tudo se passa como se uma única força agisse no ponto central da corda.






Nenhum comentário:

Postar um comentário