quarta-feira, 25 de agosto de 2021

AS ROCHAS

AS ROCHAS

A Crosta Terrestre é constituída por diferentes rochas, como o granito, o calcário, o gnaisse e a ardósia; e pelo solo.
As Rochas são compostas de um ou mais minerais. O granito, por exemplo, é uma rocha constituída por três minerais: quartzo, feldspato e mica. Já o ferro é um mineral extraído da rocha chamada magnetita.



OS MINERAIS E OS MINÉRIOS

Os minerais são, em geral, materiais sólidos que ocorrem naturalmente na crosta terrestre. Os minerais de importância econômica são chamados de minérios. Atualmente fazemos o uso direto ou indireto de quase todos os minerais conhecidos. O quartzo, por exemplo, é utilizado na produção de vidro, de instrumentos ópticos e de relógios. O ouro, o diamante, a esmeralda são empregados na joalheria. A mica é bastante usada como resistência em equipamentos elétricos.


PROPRIEDADES DOS MINERAIS

COR E BRILHO: São propriedades importantes na confecção de joias. A esmeralda, a ametista e o topázio apresentam cores variadas e refletem a luz com muita beleza, principalmente quando lapidadas. Esses minerais são de grande importância econômica para o Brasil, pois são encontrados em nosso território.

DUREZA: É a resistência do mineral ao ser riscado. O diamante é o mineral mais duro que existe, ele risca todos os outros.

DUCTILIDADE: É a capacidade do mineral suportar deformações sem se romper. O ouro, por exemplo, é bastante dúctil e pode ser esticado até se transformar em fios finíssimos.















TIPOS DE ROCHAS

ROCHAS ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS (ignis, do latim, significa "fogo"): São rochas produzidas pelo resfriamento e pela solidificação do magma. Dependendo do local onde o material se solidificou, as rochas ígneas podem ser vulcânicas ou plutônicas.


As Rochas Vulcânicas formam-se na superfície da Terra, quando a lava dos vulcões extravasa e se solidifica rapidamente. Exemplos de rochas vulcânicas: O andesito, a pedra-pomes e o basalto.
As Rochas Plutônicas são formadas quando o magma se solidifica lentamente abaixo da superfície terrestre, a muitos quilômetros de profundidade. Normalmente, têm o aspecto de uma rocha maciça. Exemplo de rocha plutônica: granito.

ROCHAS SEDIMENTARES: São resultantes do acúmulo de fragmentos, em geral provenientes de outras rochas. Esses fragmentos são chamados de sedimentos. As rochas sedimentares podem conter restos de animais e plantas que viveram no planeta em épocas remotas, os fósseis. Exemplos de rochas sedimentares: arenito, argilito e calcário.

ROCHAS METAMÓRFICAS: São resultantes da transformação de todos os tipos de rocha (ígneas, sedimentares e metamórficas) submetidas a altas pressões e temperaturas nas partes profundas da crosta terrestre. Exemplos de rochas metamórficas: ardósia, mármore, quartzito, gnaisse e pedra-sabão. 



ATIVIDADE

1. O que é crosta terrestre?

2. De que é constituída  a crosta terrestre?

3. Quais as propriedades dos minerais?

4. As rochas magmáticas são de dois tipos. Quais são eles?

5. Em que tipos de rochas são encontrados os fósseis?

6. O que são fósseis? Pesquise

Um comentário: