Estados Físicos da Água
Em consequência das mudanças de temperatura, a água sofre transformações, podendo passar de um estado para outro.
Estes estados são: líquido, sólido e gasoso.
No estado líquido podemos encontrá-la nas torneiras de nossas casas, nos lagos, rios, mares, em forma de chuva, etc.
No estado sólido, a água é representada pelo gelo, facilmente feito nas geladeiras. Em algumas regiões do planeta, o frio é muito intenso, transformando a água das chuvas, dos rios, lagos e mares em gelo. A Antártida é uma dessas regiões, onde as montanhas e águas estão cobertas com uma camada bem espessa de gelo.
A água em estado gasoso é a mais difícil de ver, mas podemos notá-la quando cozinhamos. Ao abrirmos a tampa de uma panela quente, podemos ver uma fumaça subindo, que é a água em estado gasoso.
As Mudanças de Estado Físico da Água
Quando colocamos água em uma forminha de gelo, ela está líquida, mas após algumas horas no freezer, ela se solidifica, formando o que chamamos de gelo. Isso acontece porque houve diminuição da temperatura. Chamamos de solidificação, a transformação da água de seu estão líquido para o sólido.
A vaporização ou evaporação é a mudança do estado líquido para o estado gasoso. A vaporização pode acontecer em razão do aumento da temperatura do ambiente. Quando tomamos banho e enxugamos nosso corpo, nossa toalha fica bem molhada. Passadas algumas horas, podemos perceber que a toalha secou, ou seja, a água acumulada evaporou, deixando-a seca. O mesmo acontece com as roupas lavadas, estendidas no varal. A ação do vento e o calor do sol favorecem a evaporação da água.
·
Vaporização lenta (natural): evaporação. Ex:
roupa secando no varal
·
Vaporização rápida (artificial): ebulição. Ex:
panela com água no fogo
A liquefação ou condensação é a passagem do estado gasoso para o estado líquido. É o caso que ocorre nas tampas das panelas. Podemos perceber que quando quentes, elas ficam cheias de água acumulada. Isso acontece porque o vapor da água se acumula ali, fazendo com que voltem ao estado líquido, As nuvens são vapor de água condensado, ou seja acumulado.
Quando tiramos uma forma de gelo do congelador, após alguns minutos podemos notar que o gelo se derrete, passando do estado sólido para o estado líquido. A esse fenômeno damos o nome de fusão. Isso acontece em virtude do aumento da temperatura, ou seja, o gelo estava em um lugar frio e passou para um lugar mais quente.
Fonte: ensinarhoje.com
O ciclo da água
O ciclo da água na natureza é fundamental para a manutenção
da vida no planeta Terra, visto que vai determinar a variação climática e
interferir no nível dos rios, lagos, mares, oceanos. Refere-se ao movimento contínuo que a água
faz pelo meio físico e pelos seres vivos.
O calor proveniente do sol é a principal fonte de energia que
mantém o clico da água: ele é responsável pela evaporação da água nos oceanos,
rios, lagos e no solo, assim como a água liberada
pela transpiração de plantas, animais e outros seres vivos.