Trocas de Calor
Leia a situação a seguir.
Antes de sair para um passeio com seus familiares, Fábio encheu uma garrafa com água gelada. Como estava prestando atenção às paisagens durante o passeio, ele se esqueceu de tomar a água.
Quando foi tomar a água da garrafa, percebeu que ela estava à temperatura ambiente.
1- Explique por que ocorreu variação na temperatura da água que estava dentro da garrafa de Fábio.
Na situação vivenciada por Fábio, ocorreu uma troca de calor entre o ar atmosférico e a água no interior da garrafa, até que as temperaturas de ambos ficassem idênticas.
A transferência de calor entre dois corpos ocorre apenas quando eles têm temperaturas diferentes, pois o calor é transferido de modo espontâneo do corpo de maior temperatura – no caso, o ar atmosférico – para o corpo de menor temperatura – no caso, a água gelada –, até que ambos fiquem com a mesma temperatura.
Essa situação é chamada equilíbrio térmico. A troca de calor pode ocorrer de três maneiras: por condução, por convecção ou por irradiação térmica. Estudaremos cada uma delas a seguir.
Condução
Por exemplo, quando você segura uma lata de alumínio com a mão, provavelmente você terá a sensação de que esse objeto está com temperatura menor do que a do seu corpo. Essa sensação é resultado da troca de calor entre o objeto e a pele de sua mão.
A troca de calor nessa situação acontece por condução, e esse processo ocorre, sobretudo, entre os corpos sólidos.
1- Explique por que nossas mãos ficam aquecidas quando seguramos uma caneca com bebida quente.
A condução térmica, também chamada de difusão térmica, é um tipo de propagação de calor que acontece num meio material decorrente das agitações das moléculas.
Com o aumento da temperatura de um corpo sólido (seja por aquecimento ou contato com outro), a energia cinética também aumenta. Isso resulta numa maior agitação das moléculas.
Lembre-se que o calor é a troca de energia que ocorre entre dois corpos. Assim, para se atingir o equilíbrio térmico (mesma temperatura), o corpo mais quente aquece o corpo mais frio através da transferência de energia térmica.
Isolantes e Condutores Térmicos
A condução térmica depende do material utilizado, visto que alguns conduzem mais energia térmica que outros.
Como o próprio nome indica, um isolante térmico isola a passagem de calor. Os mais utilizados são: plástico, borracha, madeira, lã, isopor, dentre outros.
Por sua vez, os condutores térmicos facilitam a passagem de calor, pois possuem grande condutibilidade térmica. O condutor térmico mais comum é o metal.
Convecção
Observe as imagens a seguir.