Estados Físicos dos Materiais
Os diferentes materiais podem ser encontrados em estados físicos distintos, com o sólido, o líquido e o gasoso.
Em temperatura ambiente (cerca de 25°), cada material apresenta um estado físico característico. A variação de temperatura pode alterar o estado físico de um material e, consequentemente, suas características.
CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DOS MATERIAIS
O ESTADO SÓLIDO
Os materiais no estado sólido apresentam forma definida e volume constante em determinada temperatura. Os sólidos podem ter diferentes características específicas, como:
MALEABILIDADE: Característica que permite um material ser moldado. Exemplo de materiais maleáveis são o plástico e a o arame.
RESISTÊNCIA: Capacidade de um material sólido tem de suportar esforços entes de se deformar. O ferro é um exemplo de material resistente, por isso é utilizado na produção de ferramentas e na construção de edifícios e pontes.
ELASTICIDADE: Capacidade que um material tem de recuperar total ou parcialmente sua forma depois de esticado (desde que não se rompa). É o caso das tiras de borracha, por exemplo.
ESTADO LÍQUIDO
Os materiais no estado líquido têm forma variável e volume constante em determinada temperatura. Assim, um líquido adquire a forma do recipiente em que está contido sem que altere seu volume.
VOLATILIDADE: Um material pode passar para o estado gasoso por meio da evaporação. Quanto maior a facilidade de uma líquido para evaporar, mais volátil ele é considerado. O perfume, por exemplo, é um líquido muito volátil, por isso seu volume tende a diminuir com o tempo caso o frasco não fique bem fechado.
VISCOSIDADE: É a resistência de um ao escoamento. Quanto mais lentamente um líquido escorre por uma abertura ou pelas paredes de um recipiente, mais viscoso ele é. O mel e as tintas usadas em artes plásticas e artesanato são materiais mais viscosos que a água.
ESTADO GASOSO
Os materiais no estado gasoso têm forma e volume variáveis. Assim, um material gasoso adquire a forma do recipiente em que se encontra e ocupa todo o espaço interior.
Uma característica dos materiais gasosos é a capacidade de EXPANSÃO (aumento de volume) e COMPRESSÃO (diminuição do volume), que resulta em mudanças de volume de uma mesma quantidade de material.
Exemplos de materiais no estado gasoso em nosso cotidiano são: Quando enchemos o pneu no carro ou bicicleta. O amortecimento da bicicleta ocorre, em parte, por causa da compressão e da expansão do ar nos pneus, e em parte por causa da elasticidade da borracha dos pneus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário