A VIDA NA TERRA
A TERRA
A Terra é constituída por materiais sólidos, líquidos e gasosos. Sua estrutura externa pode ser dividida em litosfera, hidrosfera e atmosfera.
A LITOSFERA é a camada sólida mais externa no planeta. Ela é composta de rochas sólidas e solo.
A HIDROSFERA é o conjunto de toda a água do planeta. A água está presente nos oceanos, geleiras, rios, lagos , lagoas, nos depósitos subterrâneos, no ar e nos seres vivos.
A ATMOSFERA é a camada de gases que envolve o planeta.
BIOSFERA
É o conjunto formado pelos seres vivos e pelos ambientes em que vivem. Ela é composta de regiões da litosfera, da hidrosfera e da atmosfera.
Os seres vivos estão distribuídos por praticamente todo o planeta Terra; habitam ambientes quentes e frios, úmidos e secos, por exemplo. Conhecer os tipos de ambientes e as interações estabelecidas entre eles e os seres vivos é importante para a preservação da vida.
AS CONDIÇÕES DE VIDA NA TERRA
Entre todos os planetas já conhecidos e estudados, a Terra é o único que abriga seres vivos. A Terra reúne condições adequadas para abrigar a vida tal qual a conhecemos, pois possui atmosfera rica em gases como o gás oxigênio. a temperatura média é de 15°C e possui água em estado líquido.
O ECOSSISTEMA
Um ECOSSISTEMA é o conjunto formado pelos componentes vivos e não vivos de um ambiente. Os seres vivos de um ecossistema mantêm relações entre si e também com os componentes não vivos.
Diferentes tipos de ambiente, como uma floresta, um oceano e uma caverna, são chamados de ecossistemas. Cada ecossistema possui características próprias e se diferencia quanto aos elementos que a compõem.
A ciência que estuda as interações entre os componentes vivos e não vivos dos ecossistemas é a ECOLOGIA. A palavra ecologia vem do grego oikos, que significa casa, e logos, que significa estudo, corresponde, portanto, ao estudo da casa ou do lugar onde se vive.
COMPONENTES DOS ECOSSISTEMAS: Os componentes vivos constituintes dos ecossistemas são os seres vivos, e os componentes não vivos, também chamados de fatores físico-químicos, são elementos como as rochas, a parte mineral do solo, a água, o ar e a luz.
RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS E NÃO VIVOS
As interações entre os seres vivos acontecem tanto entre indivíduos de uma mesma espécie quanto entre seres vivos de espécie diferentes.
Os seres vivos se também se relacionam com os componentes não vivos dos ambientes onde vivem. A quantidade e a disponibilidade dos recursos físico-químicos podem influenciar os seres vivos. A água, por exemplo, é um recurso vital para todos os seres vivos; a escassez e/ou o excesso podem ser prejudiciais aos componentes vivos.
Os seres vivos, por sua vez, também podem interferir nos fatores físico-químicos do ecossistema. Por exemplo, as plantas podem diminuir a passagem de luz solar, alterando a luminosidade e a temperatura no nível do solo.
Os locais de um ecossistema em que um ser vivo vive e pode ser encontrado são o seu hábitat. Nesse local, ele se alimenta, se reproduz e se abriga.
Mt bom
ResponderExcluir